Eduardo PaesReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse, na noite desta terça-feira, durante uma live que aconteceu no Youtube, que a flexibilização do uso de máscaras tem "base científica". O Projeto de Lei foi aprovado nesta tarde pela Alerj. De acordo com Paes, o decreto deve ser publicado já nesta quarta-feira (27). A medida adotada pela prefeitura tem o objetivo de liberar o uso do equipamento de proteção em locais abertos
Vale lembrar que a proposta irá para o governador Cláudio Castro, que pode sancionar ou vetar o texto em até 15 dias. Se aprovada, a medida passa a valer a partir do dia 15 de novembro.
"O decreto não obriga ninguém a não usar máscaras. Quem quiser usar, ou gosta de usar, não há proibição nenhuma", disse Paes.
O prefeito ressaltou ainda que as máscaras permanecem sendo obrigatórias em locais fechados. Paes disse também que se houver alguma piora da covid-19 na cidade, as regras irão mudar. "Não é para vivermos em uma hipocrisia. Não vamos fingir que estamos conseguindo resultado, sem estar conseguindo. Eu quero viver dentro da realidade".
Quem também participou da transmissão foi o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele afirmou que tem muita segurança na medida aprovada nesta terça-feira e disse que o processo de vigilância seguirá intenso.
"Vamos continuar analisando os dados, testando pessoas com gripe, entre outra coisas. Hoje a gente tem muita segurança de que a vacina de fato protege. Se mudar qualquer coisa, a gente volta atrás".