Vacinação contra a covid-19Divulgação

Rio - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse, durante uma entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, na manhã desta quarta-feira, que avalia a aplicação de uma dose de reforço contra a covid-19 para pessoas com 50 anos a partir do ano que vem. 
"É nosso planejamento fazer a dose de reforço para toda a população a partir do ano que vem. Então a gente deve começar a vacinar o reforço para o grupo de 50 anos a partir de janeiro e gradativamente para cada um desses grupos", ressaltou Soranz.
Além disso, o secretário enfatizou que a prioridade atual é vacinar os menores de idade. "Se houver a liberação da Anvisa, a prioridade é a vacinação das crianças".
Prefeitura do Rio flexibiliza máscaras; uso segue obrigatório na prática, pois depende de aval do estado
A Prefeitura do Rio publicou, em edição do Diário Oficial desta quarta-feira (27), o decreto que libera o fim do uso de máscaras em ambientes abertos da cidade. A população, no entanto, ainda deve permanecer com o acessório no rosto: a decisão do município depende de autorização estadual, que deve ser assinada pelo governador Cláudio Castro na quinta-feira (28).
O decreto publicado nesta quarta explica que, quando for autorizado pelo estado, o fim do uso das máscaras será apenas para ambientes abertos, como ruas e parques. As máscaras permanecem obrigatórias em ambientes fechados e nos transportes públicos.
Quando a cidade do Rio alcançar a taxa de 75% da população com o esquema vacinal completo, a obrigatoriedade ficará mantida apenas para transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis. Atualmente, a vacinação da capital fluminense está em 65%.
Em live transmitida na noite de terça-feira (26), o prefeito Eduardo Paes explicou que o uso da máscara passa a ser facultativo, o que significa que quem quiser continuar usando terá essa opção. "O decreto não obriga ninguém a não usar máscaras. Quem quiser usar, ou gosta de usar, não há proibição nenhuma", disse Paes.