Anderson Morango, a porta-bandeia da Acadêmicos do SossegoRichard Santos/Divulgação Riotur

Rio - Após ser alvo de comentários polêmicos em uma live com a rainha de bateria da Acadêmicos de Jacarepaguá, Patrícia Miranda, a segunda porta-bandeira da Sossego, Anderson Morango, não defende mais o pavilhão da azul e branco do Largo da Batalha. Segundo nota divulgada pela escola de Niterói, o desligamento, ocorrido neste domingo (7), se refere "às últimas polêmicas envolvendo sua participação como porta-bandeira".
Na semana passada, Anderson Morango havia sido citado em uma entrevista conduzida pelo apresentador Julio Bombinha, no Instagram, que perguntou à então rainha de bateria da Acadêmicos de Jacarepaguá, Patrícia Miranda, se ela concorda que homens desfilem como porta-bandeira, citando o caso da Acadêmicos do Sossego. Os dois comentaram que discordavam e o posicionamento foi considerado preconceituoso pelas escolas de samba. A Acadêmicos de Jacarepaguá e a Em Cima da Hora se solidarizaram a Morango e desligaram Patrícia Miranda dos cargos de rainha e coordenadora de passistas, respectivamente, na última terça-feira (2).
A Sossego, que na semana passada também manifestou apoio a Morango, desejou sorte à porta-bandeira. "Toda sorte ao Anderson Morango em sua trajetória e projetos futuros", diz o texto.
Em posicionamento divulgado na noite de domingo, Anderson reforçou que seu desligamento da Sossego não é em decorrência de preconceito. "Reforço que meu desligamento da agremiação em hipótese alguma tem relação com o preconceito, a minha chegada a Sossego foi justamente pra agregar ao enredo que defendia a diversidade, e essa é a essência de toda a comunidade do Largo da Batalha", escreveu.
Confira a nota completa divulgada por Anderson Morango:
"Boa noite, a vida é feita de ciclos, e hoje se encerra um deles em minha vida, o que levo comigo é muito aprendizado e gratidão infinita, foram 4 anos em que pude defender não só o pavilhão da Acadêmicos do Sossego, mas a bandeira de toda uma história e de uma causa.
Obrigado por tudo presidente Hugo Júnior, meu mestre sala Yago e a cada componente dessa comunidade que sempre esbanjou carinho e afeto com a minha pessoa, meu muito obrigado também.
Reforço que meu desligamento da agremiação em hipótese alguma tem relação com o preconceito, a minha chegada a Sossego foi justamente pra agregar ao enredo que defendia a diversidade, e essa é a essência de toda a comunidade do largo da batalha.
Avante comunidade da Batalha, siga avante ao tão merecido campeonato quem vem sendo semeado com muito suor, que as energias Xamânicas vos abençoem!"