Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, diz que levantamento comprova que avanço na vacinação fez com que as internações hospitalares caíssemMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do SIVEP-Gripe, indicam que a maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em que a causa é a covid-19 é de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Os mais acometidos são os adultos com 49 anos ou menos. Os dados reforçam ainda mais a importância de se completar o ciclo vacinal, além da dose de reforço.
"Esses dados comprovam que quem recebe todos os imunizantes está mais protegido em relação aos não vacinados. O avanço na vacinação fez com que as internações hospitalares caíssem, levando a taxa de ocupação para patamares bem baixos. A ocupação nas enfermarias está em 16,5%, e UTI, em 28,4%", destaca o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Ainda de acordo com o levantamento, na faixa etária de 49 anos ou menos, 42,59% não foram vacinados, 39, 57% de forma parcial e 9,82% completaram o ciclo. Para quem tem idade entre 50 a 64 anos, 23,7% não se imunizaram, 27,81% receberam uma dose e 19, 01% as duas. Já o grupo de idoso que mais recebeu a dose de reforço foi de 80 a 84 anos, com uma cobertura de 95,1%, vindo depois do grupo de 70 a 74, com 55,4% de imunização contra a covid-19.

O secretário de Estado de Saúde ressalta também a importância da população receber a dose de reforço, disponível nos postos de saúde, e continuar mantendo as medidas de prevenção.

"Até o momento, apenas 10,6% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam as doses de reforço no estado, conforme registros do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e 31,9%, entre 65 e 69 anos. Coberturas que precisam aumentar para garantir imunidade completa. A pandemia ainda não acabou, por isso, é importante também que a população continue mantendo as medidas de prevenção", adverte Chieppe.
Governo do Rio autoriza terceira dose em adultos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio autorizou nesta quinta-feira os 92 municípios do estado a vacinar imediatamente a população adulta com a dose de reforço, conforme as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A pasta esclarece que a partir de hoje (18) as entregas e distribuição de vacinas acontecerão somente após solicitação dos municípios, uma vez que todas as 92 cidades do estado do Rio de Janeiro estão abastecidas.
A comunicação oficial do Ministério da Saúde (MS) que autoriza a dose de reforço no público de 18 a 59 anos e a redução no intervalo entre a segunda e a terceira dose, de seis (6) para cinco (5) meses, chegou ontem (17) à pasta.
A capital informou que vai divulgar nesta quinta-feira informações sobre o reforço da vacina para adultos.