José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, estava como copiloto do bimotor que caiu em mar de Paraty, na Costa Verde do RioReprodução

Rio - Bombeiros realizam buscas para encontrar tripulantes de um avião bimotor que caiu no mar de Ubatuba, no litoral de São Paulo. A informação inicial era de que a queda havia acontecido na região entre Paraty, na Costa Verde do Rio, e o estado paulista. A aeronave vinha de Campinas, em São Paulo, para o aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Os Bombeiros de São Paulo afirmaram que foram acionados 1h20 da madrugada pela corporação do Rio. 
Copiloto de bimotor que caiu em mar de Paraty, na Costa Verde do Rio - Reprodução
Copiloto de bimotor que caiu em mar de Paraty, na Costa Verde do RioReprodução
A mãe do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, acompanhava o voo, perdeu o contato e acionou as autoridades. Segundo Ana Regina, o voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A torre do Rio de Janeiro perdeu o contato com a aeronave às 21h40. Ela alugou um barco na manhã desta quinta-feira para se dirigir à última coordenada captada da aeronave.
Havia três tripulantes no bimotor: comandante, copiloto e passageiro. Os demais não tiveram a identidade revelada.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo, no entanto, informou por meio de sua conta no Twitter no fim da manhã desta quinta-feira que, juntamente com a Marinha Brasileira, não localizou nenhum tipo de indício, destroços ou vítimas. Pescadores relataram que visualizaram uma aeronave em baixa altitude durante a noite de ontem em direção a Serra Negra, no acesso à Paraty, onde estão sendo concentrados todos os esforços.
Os bombeiros do Rio disponibilizaram equipes para dar apoio nas buscas em alto-mar entre Trindade e Ubatuba e acionaram os bombeiros de São Paulo. A ação de resgate às vítimas está sendo realizada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero).  
O Corpo de Bombeiros de São Paulo enviou uma uma embarcação e quatro homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para as buscas na região. "Recebemos um chamado via Corpo de Bombeiros (RJ) e posteriormente parentes do piloto entraram em contato, informando problemas em uma aeronave que posou possivelmente nas águas de Ubatuba (entre Ubatuba e Paraty)", diz a nota.
A FAB informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado na noite desta quarta-feira (24) sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, às 4h15 de quinta-feira (25) um helicóptero H-36 Caracal do 3°/8° GAV iniciou as buscas na área delimitada, utilizando óculos de visão noturna. Às 6h35 a Força Aérea Brasileira localizou destroços com probabilidade de serem da aeronave desaparecida. A localização foi repassada aos órgãos de busca marítima e os voos continuam.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo divulgou a última referência de localização da aeronave, onde o Corpo de Bombeiros do Rio fez contato com o Corpo de Bombeiros de SP. As coordenadas são as seguintes: 23°24'48.0"S 44°47'59.0"W. 
Aeronave regularizada
O avião bimotor estava regular conforme a Agência Nacional de Aviação Civil. A aeronave, modelo PA-34-220T, pertencia ao copiloto José Porfírio de Brito Júnior. O avião tinha autorização para voos noturnos, mas não poderia fazer táxi aéreo.
Mãe e namorada fazem apelo nas redes
A mãe e a namorada do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, usaram as redes sociais para fazer pressão pelo esforço de socorro aos tripulantes. As postagens chamam a atenção da imprensa e criticam a lentidão das autoridades na tomada de providências.
Inicialmente, a namorada de José Porfírio afirmou que a aeronave, de prefixo PP-WRS, precisou realizar um pouso de emergência sobre a água na região entre Paraty, no Rio. Também estavam no avião o piloto e o passageiro, que não tiveram a identidade revelada.
Namorada do copiloto, Thalya Viana afirma em publicação que estava sem notícias desde as 21h de quarta-feira. Ela divulgou as últimas coordenadas captadas do voo.

A mãe da vítima, Ana Regina, também cobrou agilidade nas buscas. "Gente, repostem, pelo amor de Deus. Cadê o salvamento aéreo? Que descaso, pelo amor de Deus. Quero o meu filho com vida. Não aguento mais ouvir que está fora de jurisdição. São vidas. Falta amor", escreveu em uma rede social.