Ministério autoriza prefeituras a ampliarem vacinação contra gripeDivulgação: Governo do Estado do RJ.

Rio - Em meio a um surto de Influenza, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estaduais registraram um aumento de 400% nos casos de síndrome gripal apenas na última semana. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde. A campanha contra a gripe foi ampliada para todas as idades, mas a capital fluminense anunciou a suspensão da vacinação nesta terça-feira, por falta de doses.
Para conter o crescimento exponencial de casos, o estado deve colocar em prática nos próximos dias um programa na área da Saúde para evitar a lotação dos postos de atendimento. A Secretaria de Saúde afirmou que, nos últimos sete dias, houve um aumento de 400% nos casos de gripe registrados nas UPAs. A taxa de resultados positivos para a gripe, analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ), subiu de 7%, entre os dias 16 e 22 de novembro, para 41%, nos dias 23 a 28 de novembro.
"Alguns locais fazem 800 atendimentos por dia. Vamos colocar em prática um plano de contingência para a botar em plano uma contingência para minimizar esse impacto", afirmou Chieppe, em entrevista ao 'Bom Dia Rio'.
Chieppe afirmou também que a prioridade é estimular a vacinação no município do Rio, onde há mais casos de Influenza. Para isso, o estado recebeu doações de doses de vacina contra a gripe e pediu novas remessas ao Ministério da Saúde.
"Estamos concentrando a maior parte das vacinas que recebemos por doação para o município do Rio. A campanha de vacinação contra a gripe tem um período de início e de fim, ela não faz parte da rotina de vacinação, é feita através de campanhas. Isso faz com que hoje, nossas vacinas sejam limitadas. Pedimos um quantitativo maior para o Ministério da Saúde para que forneça a quantidade que eles tiverem", detalhou o secretário.