Reveillón de CopacabanaAlexandre Brum / Agência O Dia

Rio - A Câmara Municipal do Rio aprovou, em primeira discussão nesta terça-feira (30), o projeto de emenda à lei orgânica que bane o barulho dos fogos de artifício na cidade. A proposta, que volta para segunda discussão na quinta-feira (2), proíbe os fogos de artifício acima de 85 decibéis, o que equivale ao estampido de um estalinho.
Caso seja aprovado, espetáculos pirotécnicos, ainda que promovidos pelo poder público, estarão proibidos, sendo autorizados somente os shows de luzes. Para o autor do projeto, vereador Luiz Ramos Filho (PMN), a medida representa vitória para a causa animal, crianças, idosos, enfermos e autistas.
"É uma grande vitória não só da causa animal, mas dos idosos, dos enfermos, das crianças, dos autistas e de todos aqueles que são terrivelmente perturbados pelo barulho dos fogos. Chega dessa tradição que prejudica os animais e tira o sossego de tanta gente. Vamos fazer festas bonitas, sem incomodar, sem levar os nossos bichinhos ao estresse e, muitas vezes, à morte", disse o parlamentar, que é presidente da Comissão de Defesa dos Animais.