Matheus dos Santos da Silva foi preso após esfaquear jovem em um shopping de NiteróiDivulgação

Rio - A Justiça do Rio decidiu, nesta terça-feira, suspender o júri de Matheus dos Santos da Silva, acusado de matar a facadas Vitorya Melissa Mota, 22 anos, no Plaza Shopping, em Niterói. A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, acolheu o pedido da defesa de Matheus e determinou a instauração do incidente de insanidade mental.

Antes da decisão, o júri estava marcado para a próxima segunda-feira, 6 de dezembro. Apesar das avaliações psiquiátricas terem apontado para ausência de transtorno mental, foi identificado "eventual transtorno de personalidade esquizoide". Por precaução, a juíza decidiu suspender a tramitação do processo até a conclusão do incidente de insanidade mental do réu.

O acusado e a vítima eram colegas em um curso técnico de enfermagem e Matheus tinha sentimentos íntimos que não eram correspondidos. No dia 2 de julho, a vítima estava na praça de alimentação do Plaza Shopping, quando o acusado apareceu e, de pé, começou a conversar com Vitorya. Em determinado momento, quando a vítima tentava se levantar da cadeira, o acusado a impediu e a esfaqueou por diversas vezes.
Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), mas deu entrada na unidade sem vida. Após cometer o crime, Matheus foi contido e desarmado por populares. Na 76ª (Niterói), o rapaz foi autuado em flagrante devido ao relato das diversas testemunhas que presenciaram o crime e da filmagem das câmeras de segurança do shopping.