Tribunal de Justiça do RioMarcelo Ciro - Google Mapas - Divulgação

Rio - O Conselho de Sentença do 4º Tribunal do Júri da Capital condenou Raphael Fernandes Ferreirinha a 24 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela morte de sua enteada, Nicolly da Conceição Macedo, de 2 anos. O crime aconteceu em janeiro, em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o padrasto cuidava da criança enquanto sua companheira, mãe da menina, trabalhava. Ele teria se irritado com o choro da menina e a teria matado asfixiada.
Durante o julgamento, Nataly de Macedo, mãe da criança, relatou seu sofrimento e disse que passou a tomar antidepressivos após a morte de Nicolly. O julgamento foi presidido pelo juiz Gustavo Gomes Kalil.
Ainda segundo o Ministério Público, por estar incomodado, Raphael apertou o pescoço da menina e bateu com sua cabeça no chão. A avó da criança, que registrou um boletim de ocorrência sobre o caso, contou que foi informada do crime através de uma ligação da filha. Na delegacia, Nataly contou que Raphael disse que, após ela sair para trabalhar, Nicolly se debateu na cama, enrolou a língua e colocou sangue pela boca.
Segundo a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, uma médica de uma Clínica da Família da região foi acionada e atestou a morte da menina. No entanto, ela desconfiou de causas externas e chamou a Polícia Civil. O exame de necropsia apontou que a criança morreu por asfixia mecânica e traumatismo craniano com hemorragia.