Novo coronavírus Reprodução

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta sexta-feira, 1.346.494 casos confirmados e 69.124 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 922 novos casos e 22 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,13%, a maior do país.
Entre os casos confirmados, 1.275.808 pacientes se recuperaram da doença. Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 10,3%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 8,2%.
Comitê científico
Parte dos especialistas que compõem as equipes da Secretaria Estadual de Saúde é contrária à realização das festas de fim de ano, diante da chegada da variante Ômicron no Brasil - o único caso suspeito no Rio de Janeiro já foi descartado. A opinião do grupo foi manifestada durante uma reunião entre membros da secretaria e do comitê assessor da Vigilância em Saúde. O governo do estado deve se reunir novamente na próxima semana para ouvi-los mais uma vez e definir uma orientação aos municípios.
"Esse comitê entende que hoje, diante das incertezas da variante Ômicron, neste momento não seria recomendada a realização de uma festa de Réveillon com grande aglomeração de pessoas na orla. Como essa decisão não é definitiva, ela foi baseada em incertezas, certamente ao longo das próximas semanas a gente vai ter um entendimento melhor", afirmou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe. Ele prevê que a decisão sobre a realização do réveillon ficará para os próximos dias, mas que não há prazo para uma definição.