Governador Cláudio Castro Fabio Costa/Agência O DIA

Rio - O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou que os casos de gripe do estado são fruto de um "surto cíclico", mas que não existe um aumento no número de internação ou morte pela doença. O pronunciamento foi feito durante o lançamento do aplicativo Mais Trabalho RJ, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. 
"Nós já estamos tomando (medidas contra a epidemia de influenza) há pelo menos duas semanas e já estamos com quatro tendas pra aumentar a capacidade de atendimento. Realmente é um vírus que se alastra muito rápido, mas, até agora, as informações que chegam são que os atendimentos são esmagadoramente ambulatoriais. Não se tem uma questão de internação ou de mortes, é realmente um surto que é cíclico", afirmou o governador durante a coletiva
Questionado sobre a falta de doses da vacina, ele amenizou a situação: "Já autorizei comprar, a secretaria de saúde já está estudando o que melhor fazer. Hoje não falta dinheiro pra gente comprar e eles estão tecnicamente vendo se vão comprar e estão conversando com o governo federal. Vai ser uma decisão 100% técnica".
Influenza é predominante no estado do Rio
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já instalou tendas de atendimento contra a gripe em cinco UPAs 24 horas: Marechal Hermes, Tijuca, Botafogo, Jacarepaguá e Penha. A iniciativa integra o plano de contingenciamento à epidemia de gripe na capital fluminense, que também inclui o reforço nas equipes médicas dentro da rede estadual.

As tendas funcionam todos os dias, das 7h às 19h. Só na última sexta-feira (10), as UPAs e as novas unidades realizaram 2.102 atendimentos contra a gripe. O cronograma inicial prevê que a mobilização permaneça durante todo o mês de dezembro, mas poderá sofrer alteração em caso de melhora ou piora do surto da doença.
Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, ao contrário dos demais estados — onde os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave são, em sua maioria, casos positivos para Covid-19 —, o vírus Influenza é predominante no Rio de Janeiro. O cenário é o mesmo para crianças e adultos.