Material apreendido no Morro do AndaraíDivulgação/PMERJ
Segundo o MP, o plantão permanente do Grupo Temático GTT-ADPF 635 foi acionado, a partir de 12h42, com denúncias sobre ocorrência policial com mortes no Morro do Andaraí. Posteriormente, prossegue o MP, chegaram novas informações, com fotos e áudios, dando conta de que pessoas teriam sido executadas.
De acordo com relatos nas redes sociais, cinco corpos teriam sido encontrados na comunidade após a ação policial.
Ainda segundo o MP, foi feito contato com o corregedor-geral da Polícia Militar, que informou ter tomado providências administrativas para apuração dos fatos, determinando a ida da chefe da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) à delegacia da Polícia Civil para se inteirar dos detalhes da ocorrência.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM), e que os PMs envolvidos na ação estão presos na Unidade Prisional Militar. Segundo a corporação, "eles apresentaram uma ocorrência na 19ª DP (Tijuca) sobre a morte de dois suspeitos e a apreensão de drogas e armas. Outras duas pessoas foram detidas e um adolescente apreendido".
"O comando da Corporação determinou a investigação imediata das denúncias que apontam indícios de homicídio e possíveis desvios de conduta por parte dos policiais", diz a nota. "A Polícia Militar está acompanhando e colaborando com as investigações da Polícia Civil. Os policiais envolvidos estão presos na Unidade Prisional da Polícia Militar. As armas e os telefones usados na ocorrência foram apreendidos pela Delegacia de Homicídios".
Ainda de acordo com a PM, três homens foram conduzidos para a 20ª DP, assim como o material apreendido na ação: uma metralhadora calibre 9mm, uma pistola calibre 40mm, três radiostransmissores, um colete balístico e farta quantidade de drogas.
Procurada pelo DIA, a Polícia Civil não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.