Interessados na imunização contra a doença devem estar munidos de identidade e CPFAFP

Rio - Os três postos médicos que serão montados para dar suporte ao público que for passar o Réveillon na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, funcionarão como pontos de vacinação contra a covid-19 durante a tarde do dia 31. As unidades ficarão na Avenida Atlântica, nas alturas das ruas Princesa Isabel, República do Peru e da Praça do Lido, e o funcionamento começa às 12h de sexta-feira, aplicando a primeira, segunda e a dose de reforço até às 17h. Os interessados na imunização contra a doença devem estar munidos de identidade e CPF.

A partir de 17h30 e até às 4h do dia 1º de janeiro, os postos passam a atender os casos de urgência e emergência, como mal-estar, traumas e cortes. Cada unidade terá área física de cerca de 200 metros quadrados, leitos clínicos e outros com suporte avançado (com respirador e monitor) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência.

A equipe assistencial contará com 28 médicos, 18 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem, além de 20 funcionários operacionais/administrativos, e mais 30 duplas de maqueiros para auxiliar no deslocamento da areia até os postos. Para os casos mais graves, que necessitem de remoção para UPAs ou hospitais, haverá 30 ambulâncias com suporte de UTI móvel, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Riotur, e com equipes próprias com médicos, enfermeiros e motoristas.

Entre fixos nos postos e embarcados nas ambulâncias, ao todo 249 profissionais estarão envolvidos na operação, incluindo 58 médicos e 48 enfermeiros, além das equipes de vacinação. A SMS reforçou o alerta para que pais ou responsáveis fiquem atentos às crianças, que devem ter pulseira de identificação, além de cópias de identidade e número de telefone de contato para o caso de se perderem.
Outras recomendações importantes para quem for ao evento são moderação no consumo de bebidas alcoólicas; cuidado com as condições de preparo e preservação dos alimentos a serem ingeridos; não deixar de tomar os medicamentos de uso contínuo e não andar descalço.