Os moradores do Garden Village já ficaram 3 dias sem energia devido à situação Reprodução arquivo pessoal
Moradores esperam há quatro anos poda de árvore em Vila Isabel
Morador abriu protocolo no site da prefeitura, pela primeira vez, em 2018, mas até hoje não teve resposta; Prefeitura afirma que serviço depende da Light
Rio - Sempre que chove ou venta forte, os moradores do residencial Garden Villagio, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, ficam sem luz. O problema é que, em frente ao prédio, existe uma árvore que cresceu apoiada nos fios e no transformador de luz. Com as mudanças no clima, ela bate no poste, desarma o registro e todos os 38 apartamentos ficam no escuro. A situação é recorrente desde 2018, ano em que Luiz Marcello, 39 anos, preencheu o primeiro protocolo da prefeitura pedindo a poda da árvore. Quatro anos depois, nada foi feito.
Na época, a prefeitura informou que a poda só poderia ser feita depois que a Light, empresa de energia do estado, fizesse uma vistoria no lugar e desligasse o transformador. Luiz e outros moradores do prédio completaram formulários da Light, além de terem feito várias ligações ao longo dos anos, mas nunca tiveram resposta definitiva. Quando acaba a luz, a empresa vai até o bairro, liga o transformador, mas não se manifesta sobre o problema da árvore.
Só no ano passado, Luiz lembra de ter ficado sem luz mais de cinco vezes e, em uma delas, ficou 3 dias totalmente no escuro. "A gente perdeu muita comida. Meu sogro, que estava morando temporariamente com a família, usa insulina. Foi muito difícil conseguir refrigerar o medicamento", desabafou Luiz.
Para ele, o descaso da prefeitura e da Light acontece porque o problema é local e não afeta um grande número de pessoas. "São muitos procolos para preencher, formulários. Você faz tudo e mesmo assim não consegue resolver o problema. Acho que, por ser algo do bairro, que afeta poucas pessoas, eles acham certo tratar a gente com descaso. Eu abri protocolo em 2018, 2019, 2020 e no ano passado, mas nada mudou".
Segundo a assessoria da Comlurb, companhia da prefeitura responsável pela limpeza urbana do município, em casos de poda envolvendo fiação e parte elétrica, a Light precisa fazer uma vistoria técnica e desligar os transformadores. Contudo, esse serviço quase nunca é feito pela empresa. Entre os problemas, a Comlurb destacou que a Light muitas vezes não comparece aos locais de poda, agenda desligar os transformadores, mas não o faz e demora a responder os pedidos da prefeitura. Em trecho enviado, a assessoria reforça: " A Comlurb executa todos os serviços de manejo de árvores conforme a Norma Brasileira de poda NBR 16246-1. Se a árvore estiver em contato com a fiação, é necessário o apoio da Light que providenciará o desligamento da rede elétrica para a realização do serviço em segurança".
Em nota enviada ao DIA, a Light informou que, em parceria com a Comlurb, realizará o desligamento da energia no dia 25 de janeiro para que as equipes façam o serviço de poda com segurança.
*Estagiária sob supervisão de Bernardo Costa
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