Os moradores do Garden Village já ficaram 3 dias sem energia devido à situação Reprodução arquivo pessoal

Rio - Sempre que chove ou venta forte, os moradores do residencial Garden Villagio, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, ficam sem luz. O problema é que, em frente ao prédio, existe uma árvore que cresceu apoiada nos fios e no transformador de luz. Com as mudanças no clima, ela bate no poste, desarma o registro e todos os 38 apartamentos ficam no escuro. A situação é recorrente desde 2018, ano em que Luiz Marcello, 39 anos, preencheu o primeiro protocolo da prefeitura pedindo a poda da árvore. Quatro anos depois, nada foi feito.
Na época, a prefeitura informou que a poda só poderia ser feita depois que a Light, empresa de energia do estado, fizesse uma vistoria no lugar e desligasse o transformador. Luiz e outros moradores do prédio completaram formulários da Light, além de terem feito várias ligações ao longo dos anos, mas nunca tiveram resposta definitiva. Quando acaba a luz, a empresa vai até o bairro, liga o transformador, mas não se manifesta sobre o problema da árvore.
Só no ano passado, Luiz lembra de ter ficado sem luz mais de cinco vezes e, em uma delas, ficou 3 dias totalmente no escuro. "A gente perdeu muita comida. Meu sogro, que estava morando temporariamente com a família, usa insulina. Foi muito difícil conseguir refrigerar o medicamento", desabafou Luiz. 
Para ele, o descaso da prefeitura e da Light acontece porque o problema é local e não afeta um grande número de pessoas. "São muitos procolos para preencher, formulários. Você faz tudo e mesmo assim não consegue resolver o problema. Acho que, por ser algo do bairro, que afeta poucas pessoas, eles acham certo tratar a gente com descaso. Eu abri protocolo em 2018, 2019, 2020 e no ano passado, mas nada mudou".
Segundo a assessoria da Comlurb, companhia da prefeitura responsável pela limpeza urbana do município, em casos de poda envolvendo fiação e parte elétrica, a Light precisa fazer uma vistoria técnica e desligar os transformadores. Contudo, esse serviço quase nunca é feito pela empresa. Entre os problemas, a Comlurb destacou que a Light muitas vezes não comparece aos locais de poda, agenda desligar os transformadores, mas não o faz e demora a responder os pedidos da prefeitura. Em trecho enviado, a assessoria reforça: " A Comlurb executa todos os serviços de manejo de árvores conforme a Norma Brasileira de poda NBR 16246-1. Se a árvore estiver em contato com a fiação, é necessário o apoio da Light que providenciará o desligamento da rede elétrica para a realização do serviço em segurança".
Em nota enviada ao DIA, a Light informou que, em parceria com a Comlurb, realizará o desligamento da energia no dia 25 de janeiro para que as equipes façam o serviço de poda com segurança.
*Estagiária sob supervisão de Bernardo Costa