Dia chuvoso do Rio. Na foto, a vista pela janela do carro da Lagoa, Zona Sul do RioReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Não será nesta terça-feira (11) que os cariocas poderão rever o sol. O tempo segue instável na cidade do Rio, e a previsão é de chuva ao longo de todo o dia: de manhã, chuva fraca; à tarde, moderada; e à noite, pancadas fortes. O tempo deve permanecer assim até sexta-feira (14), segundo previsão do Alerta Rio.
Durante a madrugada, choveu fraco em todo o Rio, principalmente em bairros da Zona Oeste, como Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz e Recreio, e da Zona Sul, como Jardim Botânico e Rocinha.
Para esta terça, a expectativa é de chuva o dia todo e ventos de fraco a moderados (até 51 km/h). As temperaturas devem variar entre mínima de 20ºC e máxima de 29ºC.

"A circulação em altos e médios níveis da atmosfera influencia as condições de tempo no Rio. Nas próximas horas, a tendência é de aumento de nebulosidade e o cenário meteorológico é favorável para pancadas de chuva isoladas", afirma Judith Rodrigues, meteorologista do Alerta Rio.

O carioca deve estar atento aos canais do COR, que comunicam, em tempo real, 24 horas por dia, as previsões de chuva do Sistema Alerta Rio, e orientam a população sobre como agir em casos de alagamentos, ventos fortes e chuvas com raios, entre outros. Os comunicados são publicados no site do COR, redes sociais (@operacoesrio no Twitter, Instagram e Facebook) e no aplicativo COR.Rio, além de avisos para a imprensa. No app COR.Rio, os usuários podem acompanhar as imagens do Radar Meteorológico, lista de sirenes acionadas e de pontos de apoio da Defesa Civil municipal, além de receber alertas (mensagens com notificações) sobre o deslocamento de núcleos de chuva e a intensidade deles.
Para quarta-feira (12), a nebulosidade estará variada, e devido ao calor e à alta umidade, a previsão será de pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Na quinta (13), o tempo deve permanecer o mesmo. As chuvas devem cessar apenas na sexta-feira (14), com o tempo estável e redução da nebulosidade.