Também foi derrubado um portão e um depósito construído na calçadaDivulgação/Subprefeitura de Jacarepaguá

Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio (Seop) realizou, nesta terça-feira (11), uma operação de fiscalização em ferros-velhos nos bairros do Pechincha e de Vila Valqueire, na Zona Oeste da cidade, para coibir a comercialização de produtos roubados e furtados, como tampas de bueiros, fios e cabos. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal, Subprefeitura de Jacarepaguá, Coordenadoria de Controle Urbano e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, além da Comlurb, Cedae, Light e Polícia Militar. Ao todo, foram recolhidas 12 toneladas de resíduos na ação.
De acordo com a Seop, ao chegar à Rua José Silva, na Pechincha, os agentes da prefeitura fecharam um ferro-velho clandestino com ligações irregulares de luz e água. No local, os fiscais ainda realizaram a desobstrução da calçada que estava totalmente tomada por ferros e entulhos. "A SEOP vai continuar fiscalizando ferros-velhos com o objetivo de evitar a receptação de materiais furtados, especialmente fios e outros bens públicos. É uma medida de ordenamento, com foco também na segurança publica", explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Segundo a subprefeitura, também foram retirados do local uma caçamba que ocupava uma faixa de pedestres e sacos com material inservível que estavam na calçada. Na operação, ainda foi derrubado um depósito lotado de resíduos sólidos que tinha sido construído na calçada em frente à Rua Sargento Paulo Moreira, na Freguesia. No bairro de Vila Valqueire, um outro ferro-velho, que estava fechado, também foi notificado por ausência de alvará de funcionamento.
"Isso não pode virar normalidade. Recebemos denúncias que eles trabalhavam de noite, com balança na rua para pesar o material e tinham um contêiner na rua, atrapalhando uma faixa de trânsito na Estrada do Capenha. Estive aqui, falei com uma senhora que não podiam obstruir a rua e calçada, pedi que apresentasse documentação do comércio e tudo continuou igual. Foram notificados três vezes", afirmou a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.