Sala de aula Divulgação/Secretaria de Educação

Rio - Entre 13 e 17 de janeiro, começam as inscrições de novos alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental e também do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) para Rede Municipal de Educação do Rio. Os alunos que já estudam em escolas municipais e irão permanecer na mesma escola já tiveram a renovação de matrícula automática.
Essa é a etapa final de inscrições. É o momento com maior entrada de novos alunos na rede. Em novembro e dezembro do ano passado, foram abertas as transferências e matrículas de novos alunos das creches e também da Educação Especial. Nas etapas seguintes foram abertos somente os processos de transferência dentro da rede de alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).
Os interessados em matricular crianças e jovens em uma unidade municipal para o ano letivo de 2022 ou fazer transferência para outra escola ou creche da Prefeitura do Rio devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônico matricula.rio. Caso o interessado não tenha como fazer a inscrição ou transferência pela internet, basta procurar a escola mais próxima para receber ajuda no processo.
"O período de matrículas é um momento de alegria e engajamento de toda a nossa rede e dos nossos incansáveis diretores e professores. É hora de reafirmar o compromisso com a educação e também de manter os esforços para trazer de volta os alunos que estão fora da escola. Lugar de criança é na escola, com aprendizagem de qualidade e na idade certa. Saímos de dois anos bem difíceis para educação, mas estamos preparados para dar todo o apoio necessário para os alunos em um ano letivo que será ainda melhor", afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Inscrições para vagas em creches parceiras 
Os interessados em inscrever seus filhos a vagas em creches parceiras da Secretaria Municipal de Educação do Rio poderão conferir a listagem das unidades com vagas abertas diretamente no site da Prefeitura do Rio. Serão mais de 40 creches que entraram agora para somar como parceiras. Os pais e responsáveis deverão se dirigir às creches, entre 12 e 14 de janeiro, para se candidatar às vagas.
A Secretaria de Educação do Rio tem atuado estrategicamente para ampliar o atendimento das crianças em creches e irá abrir só este ano mais de 8 mil novas vagas na própria rede municipal e especialmente através de creches parceiras.
Nos últimos dois anos, não foram realizadas novas parcerias em função da pandemia. As crianças que estiverem na fila de espera por creches da rede municipal terão prioridade em 30% das vagas disponibilizadas nas parcerias. O restante será selecionado de acordo com um processo público classificatório.