Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Rua Desembargador Izidro, na Tijuca, recebeu uma longa fila para o teste de covid nesta quinta-feira (13)MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA

Rio - Em mais um dia de alta e recorde nos casos de covid-19, cariocas formaram filas nos postos de saúde que realizam testes. Em Botafogo e na Tijuca, os centros de testagem tiveram grande movimentação pela manhã. Dados do painel da prefeitura mostram que a taxa de positividade está em 50% esta semana, a mais alta desde 2020. O dado significa que, a cada 10 pessoas testadas, cinco dão positivo para a doença.
Nas duas primeiras semanas de 2022, a prefeitura já realizou cerca de 119 mil testes, o maior número de testagem desde o início da pandemia, e esse número deve aumentar nos próximos dias. A capital fluminense recebeu nesta quinta-feira (13) 900 mil testes para distribuir pelos polos que fazem o exame. A carga é parte dos 2,5 milhões de testes recebidos pelo estado do Rio de Janeiro, através do Ministério da Saúde. 
No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, a fila saiu da unidade e tomou conta da calçada, assim como no posto de saúde Dom Hélder Câmara, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. Na quarta-feira (12), o posto de saúde João Barros Barreto, em Copacabana, também teve grande movimentação de pessoas em busca de testes. Diferentemente das UPAs estaduais, os centros de testagem administrados pelo município não precisam de agendamento prévio. 
Pelo segundo dia seguido, Rio bate recorde de casos de covid em 24h
A cidade do Rio bateu novamente o recorde de casos de covid-19 em 24 horas. Na quarta-feira (12), a capital fluminense registrou 11.043 casos da doença, o maior número desde o início da pandemia. O número do dia anterior, terça-feira (11), já é o segundo maior da história: 9.135 casos. A explosão de casos, segundo especialistas, está associada ao avanço da variante Ômicron.
Foram registrados também dois óbitos nas últimas 24 horas. A taxa de internação deu um salto: a rede pública tem atualmente 245 pessoas internadas por covid, e outras 42 esperando leitos. O número de internações já é bem maior que o do dia anterior (181 internados).