Meg (Françoise Forton)Globo/Arley Alves

Rio - A atriz Françoise Forton, de 64 anos, morreu na tarde deste domingo (16) na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul da cidade, onde estava internada há pelo menos quatro meses. De acordo com as primeiras informações, ela tratava um câncer. Françoise já tinha tido a doença em 1989, quando estava gravando a novela "Tieta".
A artista, que nasceu em 1957 no Rio Janeiro, participou de aproximadamente 40 novelas e estava sem atuar desde 2019. Ela era casada com Eduardo Barata, com quem teve seu único filho, Guilherme Forton. Ainda não há informações sobre a data e local do enterro de Françoise.
Françoise iniciou carreira de atriz em 1969 fazendo uma pequena participação na novela "A Última Valsa", em seguida participou de um episódio do seriado "A Grande Família", em 1973, interpretando a namorada de Tuco (Luiz Armando Queiroz).
Ganhou mais notoriedade na televisão com a novela "Fogo sobre Terra" em 1974, interpretando a rebelde Estrada-de-Fogo. Desde então, passou a integrar elenco de várias telenovelas, sempre com papéis importantes. Seu último trabalho foi na novela "Amor Sem Igual", da Record TV, onde interpretava a dona de um cabaré.
Há alguns anos, Françoise foi tema da exposição Forton - A Incansável Guerreira da Arte, que trouxe imagens guardadas pelo colecionador Marcelo Del Cima, recuperando momentos marcantes de suas 45 peças, 32 novelas, participações em minisséries e seriados, além de nove longas.
Em nota, o governador do Rio, Cláudio Castro, lamentou o ocorrido. "Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Françoise Forton, aos 64 anos, após dura batalha contra o câncer. Sua trajetória marcante, com mais de cinco décadas de carreira na televisão, no cinema e no teatro, deixará saudade no público e um legado sem tamanho para a dramaturgia brasileira. Expresso meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs, especialmente ao produtor teatral Eduardo Barata, marido de Françoise, ao filho Guilherme e às enteadas da atriz".