Crianças recebem dose do imunizante pediátrico da Pfizer contra a CovidDivulgação

Rio - Escolas municipais da cidade do Rio serão transformadas em pontos de vacinação contra a covid-19, para crianças de 5 a 11 anos, a partir desta segunda-feira (17). A medida, segundo a prefeitura, visa ampliar os locais de atendimento na cidade, oferecendo ainda mais opções para os pequenos. O retorno das aulas, previsto para o dia 7 de fevereiro, será integral e presencial, com 100% dos alunos em sala de aula.

"É um dia de festa para todos nós. A tão sonhada vacina das crianças de 5 a 11 anos chega agora para dar esperança e ajudar ainda mais na priorização da Educação. Lugar de criança é na sala de aula. A escola não é só um espaço de aprendizado, é muito mais do que isso", declarou o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.
A SME destacou que o incentivo à vacinação das crianças tem o objetivo de oferecer mais segurança aos alunos. No primeiro momento, nenhuma criança será impedida de assistir às aulas por não apresentar o comprovante de vacinação contra o coronavírus. A pasta diz que os protocolos sanitários que garantem o ensino presencial seguirão com monitoramento e acompanhamento constante, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Comitê Científico.

A Secretaria de Educação do Rio (SME) também iniciou uma ação para incentivar a leitura das crianças que forem se vacinar nas escolas. São mais de 20 mil exemplares doados por editoras de livros e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A pasta informou que quem quiser se unir à ação, com doações de livros de literatura infantil, pode enviar um e-mail para Gerência de Leitura da Secretaria Municipal de Educação smeleitura@rioeduca.net ou entregar as doações diretamente nas escolas de interesse que estão entre os pontos de vacinação.
"Vamos aproveitar a vacinação nas nossas escolas para incentivar a leitura das crianças. Elas ainda estão de férias e é um excelente momento para as crianças mergulharem nos livros", disse Ferreirinha.

Confira os locais de vacinação nas unidades escolares:

- CIEP Henfil
Rua Carlos Seidl, 71 - Caju
- EM Dr. Cícero Pena
Av. Atlântica 1976, Copacabana
- EM Prudente de Morais
Rua Enes de Souza, 36 - Tijuca (Próximo ao CMS Heitor Beltrão)
- Escola Municipal Anibal Freire
Av. Professor Plínio Bastos, 631 (em frente ao Olaria Atlético Clube)
- Ciep Patrice Lumumbe - Praça da Confederação Suíça, S/N - Del Castilho
- E.M Paraíba (Unidade de referência: CF Maria de Azevedo Rodrigues - Praça Professora Santinha, S/N - Parque Anchieta)
- CIEP Margaret Mee - Recreio dos Bandeirantes (Ao lado do CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho - Avenida Guiomar Novaes, 133 - Recreio dos Bandeirantes) - (início terça 18/01)
- EM Embaixador Dias Carneiro - Tanque (Ao lado do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo - Avenida Geremário Dantas, 135 - Jacarepaguá) - (início terça 18/01)
- EM Paulo Maranhão
Rua do Governo 866, Realengo - (início terça 18/01)
- CIEP Raymundo Ottoni de Castro Maya – Rua Moranga, s/n, Campo Grande (Referência: CF David Capistrano e CMS Mário Vitor)
- CIEP Papa João XIII : Avenida João XXIII, S/N Santa Cruz CEP 23570-000 (Unidade de Referencia CF. Ernani Braga)