Governador Cláudio Castro (PL) visitou novamente o Jacarezinho nesta segunda-feira (24), o primeiro dias de ações de urbanismo do Cidade IntegradaMARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA

Rio - O governador Cláudio Castro (PL) esteve nesta segunda-feira (24) no Jacarezinho para acompanhar o início das obras do Cidade Integrada, programa de urbanização e segurança pública que começou na última quarta-feira (19), com a ocupação policial - a comunidade da Muzema também faz parte do projeto. Segundo ele, não há prazo para a conclusão das reformas, e o objetivo é que "a população sinta desde já as melhoras". Foi a segunda visita de Castro ao local desde a implantação do projeto - ele já tinha ido na última sexta (21) ouvir demandas de moradores.
"No meio da semana a gente vai ter o diálogo para entender o que a comunidade quer de projeto social. Mas pra isso as instalações têm que estar funcionando.  A gente quer que a população sinta desde já as melhoras. É um projeto vivo, que tem diálogo, por isso não dá para se falar em prazo. O diálogo com a comunidade vai trazer novas ações, novas intervenções, e a ideia é que a comunidade tenha voz e vez, e faça as demandas", comentou o governador.
Nesta segunda, o Cidade Integrada começou o projeto de limpeza de rios, a regularização do abastecimento de água e reforma de escolas e unidades educacionais. Está prevista a limpeza de dois rios: o Rio Salgado, na localidade Pica-Pau, e o Rio Jacaré, que corta a comunidade até Manguinhos.
"Quarta-feira foi a entrada da segurança pública, mas o programa realmente começa hoje. Na última sexta-feira eu vim aqui, andei, vistoriei os locais onde iríamos fazer intervenções. Essa intervenção no rio é fundamental. São rios completamente assoreados. Serão mais de R$ 140 milhões investidos em drenagem, revitalização, canalização, construção de ciclovia, dando dignidade à comunidade", afirmou Cláudio Castro, que visitou o início das ações no rio.
Depois, o governador foi até o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, que será reformado e deve virar, além da escola um espaço de lazer da comunidade. Nas obras, estão previstas pintura, restauração da piscina, da quadra esportiva e dos telhados, além da impermeabilização de caixa d’água água e cisterna.
"A parte que foi pensada, em princípio, como competição, a demanda da comunidade é que isso vire uma área de convivência social, e isso será feito. A piscina será levantada para que não tenha uma profundidade perigosa para crianças. Além da escola, isso será um complexo de lazer aos finais de semana".
Outras reformas iniciadas foram a revitalização da Praça 15 de Agosto e as melhorias na Quadra do Mosquito e no Campo do Abóbora. Ainda terão as obras da futura sala do Detran, na Escola Unidos do Jacarezinho, onde também funcionará a Corregedoria da Polícia Militar.
Líder comunitário diz que policiais arrombaram lojas; Ouvidoria da PM já recebeu três denúncias
Moradores do Jacarezinho acompanham de perto as ações do poder público no local. No sábado (22), houve um protesto contra os supostos excessos cometidos por policiais militares que entraram na comunidade. Neste segunda (24), o líder comunitário Leonardo Miranda pediu a manutenção dos direitos.
"Faltam muitas coisas, inclusive a manutenção dos direitos dos moradores. Tem muitos moradores relatando abuso, excesso policial. Muitas lojas estão sendo arrombadas com pés de cabra. O governador falou que a Corregedoria (da PM) está ali na escola de samba para apurar esses casos. A reivindicação da comunidade vai além da drenagem dos rios, reforma da escola. Há muitas unidades habitacionais para serem construídas, é uma demanda de mais de dez anos. A comunidade quer que isso seja prioridade, o bem-estar do morador. A presença da polícia sempre existiu na comunidade de Jacarezinho. O que faltou mesmo foi infraestrutura", comentou o líder comunitário.
Procurada, a Polícia Militar afirmou que a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), responsável por apurar a conduta dos PMs que atuam na região, já registrou três denúncias sobre ações na comunidade, e que "os fatos estão sendo apurados com extremo rigor e a isonomia condizente". A corporação disse ainda que "está dando total apoio às demandas dos moradores locais desde o início da retomada do território". Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone (21) 2725-9098 ou pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br.
Três depósitos com botijões de gás acima do preço
Policiais civis da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) fizeram uma operação contra a venda irregular de botijões de gás no Jacarezinho. Três estabelecimentos foram identificados vendendo botjiões acima do preço. Um homem foi preso. A mesma ação foi realizada na Muzema, outra comunidade inserida no programa Cidade Integrada.