O Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste, abriga chefes do tráfico do Comando VermelhoReprodução

Rio - O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) condenou, nesta terça-feira, quatro detentos pela morte de Eduíno Eustáquio de Araújo Filho, o Dudu da Rocinha. Outros cinco acusados já foram condenados pelo mesmo crime em novembro de 2021. Dudu foi assassinado em julho de 2013 dentro do presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu. De acordo com o laudo de necropsia juntado ao processo, ele foi estrangulado.
O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri da Capital condenou Gutemberg Lino a 21 anos de reclusão; Adriano Soares de Jesus a 18 anos e nove meses; Marco Aurélio Moura da Silva a 22 anos e seis meses; e Alexandre Antônio dos Santos a 21 anos. Todos cumprirão a pena em regime fechado.

Por maioria de votos, o Conselho de Sentença reconheceu que o crime foi cometido por motivo torpe, como vingança por, supostamente, Dudu ter informado aos agentes penitenciários o local onde a facção guardava armas dentro do presídio. Também foi levado em conta o fato da vítima não ter conseguido se defender no momento do crime, já que ela foi atacada por várias pessoas enquanto dormia em uma cela pequena.

"A culpabilidade do acusado e reprovável, uma vez que revela extrema audácia na pratica do crime no interior do sistema prisional, descortinando total desrespeito e afronta ao Estado e suas instituições", destacou na sentença a juíza Raphaela de Almeida Silva, que presidiu a sessão do Júri.

Em novembro do ano passado, Bruno Lima Cabral da Silva; Jonas de Oliveira da Silva, Luiz Paulo Ferreira Esmeraldino Moura, Renato Castilho de Oliveira e Charles Silva Batista foram condenados por homicídio qualificado no mesmo caso. Os julgamentos foram desmembrados para que as defesas pudessem atuar.
Relembre o caso
O crime ocorreu na madrugada do dia 8 de julho de 2013, no interior da cela E2, localizada no Pavilhão E do Presídio Vicente Piragibe, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Numa tentativa de simulação de morte por overdose de cocaína, como é de praxe entre os integrantes da organização criminosa Comando Vermelho (CV), 'Dudu da Rocinha' reagiu e acabou vítima de estrangulamento, agressão que o levou à morte no próprio local. Os autos do processo mostram que o traficante não teve defesa, já que estava dormindo na cela e foi cercado por um grupo de prisioneiros.