Maria Prestes Arthur Monteiro/Agência Senado
Maria Prestes, viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes, é cremada no Rio
Mulher morreu aos 92 anos vítima da covid-19
Rio - O corpo de Maria Prestes, viúva do líder comunista Luís Carlos Prestes, foi cremado às 15h deste domingo (6), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária da cidade. Maria morreu na noite da última sexta-feira (4), em um hospital do Rio, vítima da covid-19.
Internada no fim do mês passado, ela completou 92 anos na última quarta-feira (2). Prestes faleceu em 1990, também aos 92 anos.
O velório, que aconteceu às 8h, foi na antiga sede da Câmara dos Deputados, onde seu marido fez diversos discursos em sua vida parlamentar.
Nas redes sociais, o ex-presidente Lula lamentou a morte de Maria e relembrou sua trajetória. "Dona Maria Prestes foi uma militante política das causas populares por toda a vida. Junto ao marido, Luis Carlos Prestes, enfrentou a perseguição e o exílio. Nos seus 92 anos de vida inspirou gerações de lutadores. Meus sentimentos aos seus familiares, amigos e companheiros."
Ana Prestes também lamentou a morte da avó. "Partiu uma grande brasileira. Dona Maria Prestes, que também foi Maria do Carmo ou Altamira ou todos os nomes que precisasse usar para seguir lutando por liberdade, democracia e justiça social. Uma comunista orgulhosa de sua luta e a mais maravilhosa avó que alguém poderia ter".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.