Estudantes do Colégio Pedro II fazem protesto no Centro do Rio pelo retorno das aulas presenciaisFabio Costa/Agência O Dia

Rio - Alunos do Colégio Pedro II farão neste sábado (12) um novo protesto no campus de São Cristóvão, em frente à reitoria, às 10h. Os estudantes exigem a volta das aulas presenciais, suspensas desde o início da pandemia. A instituição escolheu adotar o modelo híbrido no começo desta semana, mas a decisão desagradou discentes e responsáveis.
Nesta segunda-feira, estudantes das escolas federais Pedro II e Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) realizaram protestos pela volta às aulas presenciais nas unidades do Rio. Os alunos do Pedro II fizeram um ato unificado na Cinelândia, no Centro, e também nas portas da unidade. Já os do Cefet estiveram no campus do Maracanã. Diferentemente dessas instituições, escolas municipais, estaduais e particulares começaram o ano letivo presencialmente nesta segunda (7).
No último dia 2, o Conselho Superior do Colégio Pedro II (Consup) decidiu adiar a volta das aulas presenciais na instituição, que estava marcada para esta segunda-feira (7). Com isso, o modelo híbrido foi mantido com os alunos indo ao colégio a cada 15 dias. No dia 25 de fevereiro, haverá uma nova reunião para decidir as condições do ensino. A decisão desagradou estudantes e responsáveis, que protestaram. No Centro, estudantes do Pedro II caminharam da Cinelândia até o Ministério Público Federal (MPF), que já havia pedido à Justiça o retorno das aulas presenciais, em uma das instituições de ensino mais tradicionais do Brasil.
Em nota, a direção do Pedro II informou que será instituído regime de semipresencialidade, com divisão em 50% dos estudantes da turma, em grupos A e B, com presença semanal de cada um dos grupos no turno do estudante. Além disso, haverá espelhamento da carga horária síncrona para o presencial. Por fim, disse que "na alternância, os estudantes que não estiverem na semana presencial terão atividades assíncronas das disciplinas".
"O documento estabelece a semana de 7 a 11 de fevereiro para o planejamento do retorno às atividades presenciais pelas Direções-Gerais e Coordenações Pedagógicas. Neste período, se propõem a manutenção do sistema de ensino remoto anteriormente praticado".
Já Cefet afirmou que ainda está encerrando o segundo semestre letivo de 2021. "Houve uma interrupção das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, que estavam retornando de forma gradual, em decorrência do avanço da variante ômicron. As atividades continuam ocorrendo normalmente de forma remota. A previsão para o retorno 100% presencial é a partir de 18 de abril, quando inicia o ano letivo de 2022".
A instituição ressaltou também que há a previsão de retorno presencial gradual das atividades administrativas e acadêmicas no Cefet/RJ a partir de 16 de fevereiro, dando continuidade ao que já estava estipulado na Portaria nº 1.026/2021.