Rio - A Secretaria de Estado de Esporte assinou nesta terça-feira (8) um Termo de Cooperação com a Central Única das Favelas (Cufa) com o intuito de unir forças para o desenvolvimento esportivo e social nas comunidades. A estratégia é usar a expertise da ONG para mapear de forma individualizada o potencial de cada região, futuros talentos e implementar projetos esportivos respeitando a especificidade de cada uma das comunidades.
De acordo com a secretaria, a primeira ação da parceria já está alinhada. O secretário Gutemberg Fonseca conseguiu com o Governo Federal a liberação de 46 toneladas de filé de peixe apreendidos para doação às comunidades. O processo para liberação da carga já está em fase final.
"A gente entende que há questões um pouco burocráticas quando se fala em desenvolver projetos dentro das favelas. Dessa forma, a Cufa vem para agregar conosco e nos orientar em relação ao melhor caminho para a implantação de cada projeto, de acordo com a modalidade esportiva", afirma o secretário de Esporte, Gutemberg Fonseca.
A Cufa existe desde 1999 e foi fundada por jovens negros moradores da Cidade de Deus. A ONG está presente em favelas de todo o Brasil, cerca de 5 mil delas, incluindo mundo afora. Wellington Galdino, diretor da Cufa Rio esteve com o secretário assinando o termo de compromisso.