Policiais Civis da DPCA prenderam com informações do Disque Denúncia uma das principais lideranças do PCC no Rio Divulgação

Rio - Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA-RIO) prenderam, na quarta-feira (9), o líder de uma das facções mais violentas de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC), em Madureira, Zona Norte do Rio. Ailton Arcanjo Mota, o Tim, de 30 anos, estava foragido da Justiça há três anos e é acusado de integrar o tráfico da comunidade do Capão Redondo, localizada na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com a especializada, o criminoso foi localizado após trabalho de monitoramento do Setor de Inteligência da especializada, e com o apoio de informações passadas pelo Disque-Denúncia (2253-1177).

Preso anteriormente em outras duas oportunidades pelos mesmos crimes, 'Tim' exerceu diversas funções na estrutura do tráfico, ganhando experiência e adquirindo a confiança das lideranças da organização criminosa. O criminoso se tornou o homem de confiança dos traficantes, Alberto Mota Gonçalves, vulgo 'Capão' e Jorge Yuri de Jesus Soares Barbosa, vulgo 'Orelha', que teriam participado do 'tribunal do crime' da facção, que culminou com a morte de seis pessoas na região do Capão Redondo, em março de 2019.
Laços com o TCP

Atualmente, com o objetivo de facilitar a conexão entre as facções criminosas do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo, Ailton passou a residir na cidade do Rio, sendo recebido e abrigado por traficantes da facção do Terceiro Comando Puro(TCP) da Comunidade da Coréia, localizada no Complexo de Favelas de Senador Camará, Zona Oeste do Rio.
Além de estreitar os laços e prover a realização de negociações entre as facções, ele usava a comunidade para receber proteção de homens armados que dificultavam as ações policiais que visassem sua captura. Ele foi preso após o monitoramento realizado pela DPCA apontar uma de suas saídas da comunidade, possibilitando sua prisão sem nenhum tipo de confronto armado.
Contra ele havia um mandado de prisão preventiva decorrente de Decisão Condenatória, expedido pela 13ª Vara Criminal Central do Estado de São Paulo pelo crime de Tráfico de Drogas.

O criminoso foi levado para especializada, onde foi cumprido o mandado de prisão. O preso foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará custodiado à disposição da Justiça.

O Disque Denúncia recebe informações sobre a localização de foragidos da Justiça, nos seguintes canais de atendimento:

WhatsApp do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099
(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177
APP "Disque Denúncia RJ"
Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,
https://twitter.com/PProcurados (mensagens).
Site Portal dos Procurados – em Denuncie – (procurados.org.br/contato).

Em todas as plataformas digitais, o anonimato é garantido.