Novo helicóptero 'águia' será usado em operações do Core. Aeronave tem câmera com visão termográficaReprodução de vídeo

Rio - A Secretaria de Polícia Civil (Sepol) informou, nesta segunda-feira, que a corporação recebeu um novo helicóptero para missões da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A aeronave possui câmera de visão termográfica o que permite voos noturnos em ações de busca por criminosos.

O helicóptero foi doado pelo Gabinete de Intervenção Federal e deve ser usado em operações de alto risco para os agentes, segundo a Sepol. A aeronave é blindada, com capacidade para dois pilotos e seis passageiros.

A câmera térmica usada para avisar criminosos em operações de risco é chamada de "flir". A tecnologia já estava presente em outra aeronave Águia da corporação. O instrumento é capaz de localizar suspeitos escondidos à noite ou no escuro baseado no calor do corpo e das armas, com alcance de cinco mil metros.
STF restringe o uso
Vale ressaltar que, desde 2020,  Supremo Tribunal Federal (STF) impõe restrições para a realização de operações com uso de helicópteros em comunidades do Rio de Janeiro. A ação visava controlar a letalidade das operações realizadas pelas forças de segurança. A operação no Jacarezinho, que terminou com 28 mortos, foi uma das ações questionadas após essa imposição do STF.