Tragédia de terça-feira ainda deixa rastro de destruição em Petrópolis. Registro de chuva forte na cidade nesta sexta-feira (18) volta a preocuparMARCO ANTÔNIO PEREIRA//AGÊNCIA O DIA

Rio - A busca por desaparecidos nos deslizamentos de Petrópolis tem sido afetada por conta da forte chuva que voltou à região no fim da tarde de quinta-feira (18). Desde então, a força-tarefa do Corpo de Bombeiros precisou ser suspensa ao menos duas vezes, por conta da instabilidade do solo. Quando a chuva cessa, os trabalhos recomeçam. Há risco de novos deslizamentos e sirenes têm sido acionadas desde a madrugada, especialmente no Morro da Oficina, região mais afetada. Até o momento, foram confirmadas 126 mortes na tragédia. Há ainda outros 218 desaparecidos.
O INMET emitiu 'aviso vermelho' para a manhã desta sexta-feira, por conta de "grande risco risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário". O clima na região é de pancadas periódicas de chuva.
O secretário estadual de Defesa Civil, Leandro Monteiro, fez um apelo para que pessoas em áreas de risco deixem imediatamente suas casas. "Os moradores de áreas de risco precisam deixar suas casas e irem para os abrigos. Está chovendo muito na cidade. Acreditem no trabalho do Corpo de Bombeiros, acreditem no trabalho da Defesa Civil".
#RiodeJaneiro: Emitido aviso vermelho de #chuva intensa para a Região Serrana do Rio de Janeiro.

O aviso é válido até às 9h de amanhã (18).

Confira https://t.co/V0BIMKd32v

Siga as orientações da Defesa Civil em sua cidade e acompanhe os avisos do Inmet! pic.twitter.com/aclGik7KBl
A região central da cidade ainda tem muita lama pelas ruas e lixo espalhado, em um cenário de destruição que começou ainda na terça e que ainda não cessou, por conta das pancadas de chuva mais recentes. 
Chuva voltou na tarde de quinta
Diversos pontos em Petrópolis apresentaram alagamentos na chuva que caiu na tarde de quinta-feira. A Rua Coronel Veiga é o primeiro local que alaga quando chove na cidade. A região fica distante do Centro e o trânsito está interrompido. No bairro Quitandinha também houve registro de chuva forte e o rio Quitandinha transbordou. A Defesa Civil fez um alerta de mobilização para evacuação de moradores de áreas de risco neste bairro. O informe foi emitido para as comunidades da região por SMS e grupos de comunicação por aplicativo. 

A orientação é que os moradores de áreas de risco, que não tenham a opção de se acolher em casa de familiares em área segura, se desloquem para os pontos de apoio que funcionam na região. Estas estruturas estão ativas nas escolas Marcelo Alencar, na Avenida Amaral Peixoto; Chiquinha Rolla, na Rua Campos – n° 1; e Escola Paroquial Bom Jesus, Rua Dr. Thouzet, n° 820. Nesses locais a população receberá o suporte de profissionais de Assistência Social, Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.