Colégio Pedro IICPII - Reprodução site oficial da instituição


O Colégio Pedro II (CPII),informou por meio de nota no site oficial da instituição, no início da noite desta sexta-feira(18), que o Conselho Superior de Educação (Consup) deliberou por meio da Resolução nº 198, de 18/02/2022, a data de retorno presencial às aulas a partir do próximo dia 03 de março. O Consup acrescentou, no entanto que as condições de segurança sanitária para o retorno da comunidade acadêmica devem estar garantidas.

Pressão por retorno às aulas

Vale lembrar que a decisão foi tomada após pressão que a direção da instituição vinha enfrentando por parte de pais e alunos que organizaram manifestações pedindo a volta das aulas presenciais, diante das informações divulgadas pelos órgãos reguladores de saúde sobre avanço nas taxas de vacinados e a diminuição do nível de risco de contaminação, internação e óbitos causados pelo vírus da covid e da variante Ômicron.

Em outubro de 2021, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou a volta das aulas presenciais, o CPII optou pelo formato híbrido. Por causa dessa decisão, o Ministério Público Federal acionou a justiça, alegando na época que a instituição estava descumprindo uma ordem e que fosse revista imediatamente. A ação ainda está em análise.
Ainda no mês de dezembro do ano passado, o reitor Oscar Halac, assinou uma portaria que trazia a proposta de retorno das aulas no formato presencial a partir do momento que o estado do RJ estivesse na cor verde pela bandeira do mapa de risco de casos de covid.
Priscila da Conceição, 36 anos, mãe de um aluno que tem 11 anos e estuda no Pedro II Campus Tijuca II, concorda com retorno presencial das aulas.
“Concordo com o retorno das aulas porque hoje temos a vacina que diminuiu drasticamente o número de óbitos. A escola é um local de socialização e interação entre as crianças e elas trocam, se desenvolvem. Manter as instituições educacionais públicas fechadas enquanto as escolas privadas estão funcionando, só irá aumentar ainda mais as desigualdades sociais e educacionais”.

No último dia 14, o colégio retomou as aulas no formato semipresencial, com a metade dos estudantes, com a proposta de fazer um revezamento semanal, obedecendo aos protocolos sanitários propostos pelo município do Rio. Ainda assim a decisão não foi bem recebida por parte de alunos e responsáveis, que argumentaram que a alternância das aulas não era suficiente para que os estudantes pudessem ter acesso suficiente ao conteúdo com aproveitamento vantajoso, principalmente os estudantes que estão em fases de pré-vestibular, Enem e outros concursos.

A discussão sobre a retomada total das aulas no CPII virou debate nas redes sociais dias atrás quando a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro divulgava a volta às aulas das escolas municipais e informando os números de baixa na contaminação por covid na cidade. O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, criticaram o reitor do CPII, Oscar Halac, por não decidir de pronto pela volta das atividades como a prefeitura havia feito. Oscar logo se manifestou também se dizendo surpreso com as críticas e apontando falhas em programas educacionais da gestão do então prefeito.

Hoje, após tomar conhecimento sobre a divulgação da volta das atividades escolares de forma presencial no CPII, Paes comemorou no Twitter com uma publicação do jornal O Globo, sobre o assunto:



Uma nova reunião do Consup, está marcada para a próxima segunda-feira (22), onde serão discutidos este e outros assuntos, como por exemplo a exigência de comprovante de vacinação para alunos de 5 a 11 anos.