Breaking do Verão, evento realizado no fim de semana com a iniciativa do programa "Zonas de Cultura"Gui Espinola / Prefeitura do Rio
“Madureira já é zona de cultura, o que faltava era o poder público chegar. Na minha primeira conversa com o prefeito Eduardo Paes em dezembro eu expus que grandes cidades do mundo se desenvolveram no campo da economia criativa com investimentos em cultura nos territórios”, destaca o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.
O programa visa modificar a partir de março o urbanismo no entorno do viaduto de Madureira, onde estão o espaço cultural da Central Única das Favelas (CUFA) e o Baile Charme. Também é planejada a construção de um novo ponto turístico com uma parede azulejada com o escrito "I Love Madureira", na Praça das Mães. Além disso, são esperadas ações culturais no bairro com artistas locais.
Até 2024, a cidade vai ganhar outras Zonas de Cultura: Santa Cruz (zona Oeste) e Cais do Valongo (Centro). De acordo com o Plano Estratégico da prefeitura, a meta é mobilizar até três milhões de pessoas com este programa e transformar Madureira em um polo de turismo.
*Estagiária sob supervisão de Beatriz Perez
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.