Policia - Policia - Operação DDEF contra quadrilha que negocia terrenos irregulares. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em diversos pontos da zona oeste do Rio. Na foto, material apreendido chegando a cidade da policia, no Jacaré, zona norte do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (24), uma operação para coibir a venda ilegal de lotes de um empreendimento de mais de 30 mil metros quadrados da milícia, na Ilha de Guaratiba. Os agentes da Delegacia de Defraudações (Ddef), com apoio de outras delegacias, cumpriram dez mandados de busca e apreensão em dois condomínios na Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e em outros pontos da  Zona Oeste, onde os lotes eram vendidos. A ação fez parte da Força-Tarefa de combate às milícias, a FT1000. 

Nos endereços, a polícia apreendeu grande quantidade de dinheiro, uma arma e munições. A especializada investigava há alguns meses os crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade documental, além de parcelamento irregular do solo, após denúncias de diversas vítimas. De acordo com o delegado titular da Ddef, Alan Luxardo, os lotes eram vendidos por mais de R$ 100 mil e um mesmo lote chegava a ser oferecido para mais de uma pessoa. Os criminosos tinham um esquema para simular a legalidade do negócio e enganar os compradores.

"Era um esquema muito bem montado, havia uma estrutura de legalidade muito grande, que parecia tudo legal. Havia placas de "vende-se" nessa área, havia pessoas que mostravam os lotes, havia venda desses lotes em imobiliárias. Tudo isso para dar uma aparência de legalidade ao que era ilegal", explicou o delegado. Segundo ele, o prejuízo estimado é de "centenas de milhares de reais" e ao menos oito pessoas foram indiciadas.