A jornalista Tania Regina Pinto, do projeto Primeiros NegrosReprodução

Rio - Do pórtico do oráculo de Delfos, na Grécia Antiga, para o portal infinito da internet, a máxima "Conhece-te a ti mesmo" tem seu valor, mas ganha profundidade e promessa de futuro se, além de conhecer-se, a pessoa se reconhecer. E o projeto Primeiros Negros é isso: um portal com um material extenso sobre pioneiros de origem africana, de todas as partes do mundo, nas mais diversas áreas, oferecendo um conhecimento que está longe de livros didáticos e do noticiário. O objetivo é mostrar que a história, potencial e genialidade do povo negro é muito maior do que canais oficiais permitiram, e que esse gênio pula, por aí, nas novas gerações, que podem se beneficiar com esse reconhecimento para voar sem amarras.

A ideia da jornalista Tania Regina Pinto começou como um blog, com histórias de negros e negras de todas as épocas. Em setembro de 2020, ganhou um propósito maior, e uma nova estrutura, quando veio a pandemia e ela viu o desemprego à sua volta. O filho, designer e DJ, mais a nora, produtora de eventos, foi a solução em família para dar forma ao site /primeirosnegros.com/ e oferecer oportunidade a jovens negros e negras recém formados, além da oportunidade de compartilhar o saber de mais de 40 jornalistas. 

O site toca nas feridas e se propõe a reescrever a história, como a da Semana de Arte Moderna de 1922, que se achava tão transgressora, mas ignorou a arte negra, fervilhante na época, com a pequena África, Pixinguinha, Lima Barreto e muitos outros.

“A gente consegue colocar essas questões, mas é um lugar generoso no olhar, contempla de onde o outro vê, sendo menos julgador”, explica Tania, que aproveita para dar outro exemplo de talentos apagados, por circunstâncias sociais e econômicas. “Havia sambistas que acabavam vendendo suas músicas para cantores famosos. Só depois começaram a cantar”.

É digno de nota a qualidade e leveza com que as histórias são contadas. Difícil até escolher apenas uma para ilustrar a matéria. Mas vamos lá: entre os pioneiros que valem sempre ser lembrados, está a niteroiense Aída dos Santos. Atleta do Botafogo, ela foi a única mulher e negra da delegação brasileira de Atletismo de uma equipe de 68 pessoas, na Olimpíada de Tóquio, em 1964. Aída foi a única mulher negra a chegar na final, em quarto lugar, com o recorde brasileiro de 1,74m. Seu desempenho foi o melhor resultado individual de uma mulher brasileira nos Jogos Olímpicos durante 32 anos.

Educação e política
Uma das seções do Primeiros Negros é o 'PN Educação', a menina dos olhos de Tania. “Não tem outro jeito sem ser pela educação. Espero que o site ajude em novas propostas de ensinar. Por exemplo, em uma música citada no site, é possível destrinchar um monte de coisas”.

Refletir sobre o que acontece à nossa volta é muito bem-vindo, ainda mais em ano de eleições. Na seção 'Eleições Negras 2022', a tribuna é livre, mesmo para os assuntos mais intrincados e mais doloridos. Por exemplo, ‘Quem matou Marielle Franco?’ A vereadora foi assassinada em 14 de março de 2018.

Cariocas pioneiros
Se interessou em conhecer o primeironegros.com? Que tal buscar a identidade negra carioca dentro dele, descobrindo suas histórias de pioneirismo, como o primeiro deputado federal negro, primeiro palhaço negro, o autor do primeiro samba gravado, a protagonista do primeiro beijo interracial na TV (sim, isso foi uma grande ousadia em 1965), a primeira bailarina negra a se apresentar no Theatro Municipal, o primeiro personagem negro de uma história em quadrinhos, etc?

Inúmeros nomes de cariocas, alguns mais recentes, também trazem muito valor a toda a história negra. Na música, Elza Soares, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Jamelão, Pixinguinha; as jornalistas Glória Maria e Flavia Oliveira; os escritores Machado de Assis e Lima Barreto. Estão todo lá, em http://primeirosnegros.com.