São Gonçalo Presente terá quase o dobro de policiais com o reforçoDivulgação PMSG - Foto: Júlio Diniz

Rio - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, em visita a São Gonçalo, na Região Metropolitana, nesta sexta-feira (11), um reforço na atuação do programa Segurança Presente na cidade. O município conta, atualmente, com o trabalho de 174 policiais, e vai passar a contar com mais 150 agentes no policiamento de ruas e bairros. Segundo Castro, o reforço do efetivo começa a partir de hoje.

"A gente está aqui, porque uma das maiores demandas de São Gonçalo, sempre foi a Segurança Pública. Esse é um problema que é difícil de resolver, que não começou de ontem. Hoje, aqui em São Gonçalo, eu fico feliz em estar podendo anunciar, além dos 174 agentes que já estão aqui, a partir de hoje, terão mais 150 agentes, praticamente dobrando o São Gonçalo Presente, para que a gente possa diminuir ainda mais esse índices (de criminalidade)", disse o governador, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson comemorou a chegada do programa e disse ser fruto de um  em trabalho de integração com o governo estadual, além das parcerias com os Legislativos municipal, estadual e federal.

"A gente tem muito que agradecer por ter essa integração, que nunca existiu em governos anteriores. A gente tem que caminhar juntos, em benefício da população. Essa integração é de extrema importância por conta disso, todo mundo focado em trazer benefícios para essa cidade", afirmou o prefeito.  
Segundo o governo do Estado, os agentes irão patrulhar todas as áreas urbanas de São Gonçalo, atuando com foco principal em roubos de rua, veículos e roubos de carga. As equipes irão atuar das 5h às 23h, em motos e viaturas. "A nova estruturação das rondas seguirá as informações obtidas a partir da mancha criminal do município, visando ainda mais a redução dos índices de violência em São Gonçalo", informa o programa.
A prefeitura do município informa ainda que o município de São Gonçalo vem atingindo marcas históricas de redução de crimes após a expansão do São Gonçalo Presente. Em janeiro deste ano, o município registrou uma redução de 82,02% nas ocorrências relacionadas a roubos de carga, se comparado ao mesmo período em 2021, sendo o menor número desde 2011, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O indicador de letalidade violenta foi o segundo indicador que apresentou maior queda nos números, com uma redução de 78,79%. Já os indicadores de roubos de rua obtiveram uma diminuição de 48,65%. Esse o menor número desde 2005. O indicador de roubo de veículos também teve diminuição de 61,37% no registro de ocorrências de janeiro, sendo a menor marca desde 2010.