Programa já beneficiou mais de 1 milhão de gestantesIsabelle Dantas / SMS-Rio

Rio - Depois de dois anos suspensas devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, as visitas das gestantes para conhecer a maternidade onde terão seus bebês estão sendo retomadas no Município do Rio de Janeiro. A atividade faz parte do Programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, que tem o objetivo de estimular que as mulheres façam o pré-natal completo, garantindo a assistência e reduzindo os riscos de complicações. Desde que foi implantado, em 2011, mais de 1,1 milhão de mulheres já foram beneficiadas pelo programa.

Na última quarta-feira (16), a primeira visita da retomada no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMABH), no Centro, reuniu sete famílias à espera de seus bebês. A assistente administrativa Ana Carolina de Castro, grávida de 38 semanas, foi conhecer a unidade onde terá seu filho. “Achei tudo bem organizado. Diante do que já vivemos e ainda estamos vivendo, me senti segura aqui”, disse ela.

Tamara Silva, que é cuidadora de idosos, está à espera do segundo filho e, como na primeira gestação, já sabia que o caçula chegaria ao mundo na mesma maternidade que o irmão: “Essas visitas ajudam muito a gente, porque podemos tirar nossas dúvidas. Por mais que não seja meu primeiro filho, sempre há dúvidas, nunca é a mesma coisa. As gestações são diferentes.”

A coordenadora do Ambulatório de Admissão do HMMABH, Monique Zappia, explica que as reuniões com as famílias durante as visitas são feitas por equipe multidisciplinar composta por serviço social, psicologia, nutrição e enfermagem obstétrica, que procura oferecer conforto e informação para as gestantes.

Durante as visitas, que reúnem não só as gestantes, mas também os companheiros e outros membros próximos das famílias, profissionais de saúde prestam orientações, informações e acolhimento. Eles tiram dúvidas, apresentam a unidade e explicam como funciona a assistência ao parto, além dos sinais que as futuras mamães devem observar para saber se já chegou a hora de seguir para a maternidade.

Também durante a visita, as famílias recebem o kit cegonha, com enxoval para o bebê, com bolsa, trocador, macacão, casaquinho, body, toalha, manta, calças e meias. É mais um incentivo para as futuras mamães não relaxarem com o pré-natal. O fornecimento dos kits havia sido interrompido na gestão passada, mas em abril de 2021 os enxovais voltaram a ser entregues às gestantes nas unidades de Atenção Primária.

Já as visitas às maternidades tiveram que ser suspensas em 2020, devido à pandemia, para reduzir os riscos de contágio pela covid-19 e garantir a segurança das gestantes, mais vulneráveis às complicações da doença. Para que as futuras mamães pudessem conhecer sua maternidade de referência e receber as importantes orientações dos profissionais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde preparou, no ano passado, vídeos de visitas virtuais às unidades, que foram distribuídos às pacientes.

Além das visitas à maternidade e da entrega do kit com enxoval, o Programa Cegonha Carioca conta ainda com o módulo transporte, ambulâncias que podem ser acionadas para levar as gestantes para a maternidade quando chega o momento do parto. Todas as mulheres que fazem o pré-natal nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) são inseridas no programa e os benefícios são garantidos às que comparecem ao número indicado de consultas.