Pedido de escolta para protesto de garis gerou discussão na sede da Guarda Municipal do RioReprodução/WhatsApp O DIA

Rio - Garis iniciaram nesta segunda-feira (28) uma greve e pararam seus caminhões de coleta de lixo na sede da Guarda Municipal do Rio, em São Cristóvão. Os funcionários da Comlurb pediram escolta da guarda para realizar os protestos, o que gerou bate-boca no local. Na última sexta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho considerou ilegal a paralização anunciada. Comlurb e sindicato da categoria não chegaram a um acordo sobre greve. 
De acordo com a Comlurb, apesar da determinação da Justiça, pequenos grupos tentaram impedir garis de trabalhar, sem sucesso, e os serviços seguem dentro da normalidade. "Vale salientar que o ato é ilegal, pois configura um crime contra a organização do trabalho", afirmou a empresa, em nota.
Nesta segunda-feira, durante uma audiência de conciliação, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ), o  sindicato da categoria e a Diretoria da Comlurb não chegaram a um consenso. 
Na sexta-feira (25/3), a presidência do TRT/RJ deferiu parcialmente o pedido de liminar formulado pela Comlurb, determinando ao Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro que se abstenha de deflagrar a greve anunciada para esta segunda-feira, sob pena de multa diária de R$200 mil, em caso de descumprimento. De acordo com o TRT, a medida continua valendo. Por meio de nota, a Comlurb lamentou a decisão do sindicato em decretar a greve. 
"Durante a reunião, o TRT reforçou a ilegalidade da greve e a necessidade de manter a rotina de trabalho, evitando qualquer ação que impeça os garis de trabalhar, o que configura um crime contra a organização do trabalho.", informou a Comlurb. 
Segundo o Sindicato dos Empregadores de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio (SIEMACO Rio), a greve acontece devido os funcionários não concordarem com o índice de reajuste do acordo de trabalho coletivo. "Só uma negociação justa e bem-sucedida poderá atender aos anseios da categoria!", afirmou o sindicato.