As construções estavam desocupadasDivulgação/SMAC

Rio - A Prefeitura do Rio realizou nesta quinta-feira (31) uma operação em conjunto com a Polícia Militar e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para demolir construções irregulares em uma expansão da Comunidade do Quieto, na entrada do Túnel Noel Rosa, no bairro de Sampaio, Zona Norte do Rio. A força-tarefa flagrou o desmatamento de vegetação de Mata Atlântica na região. 



A ação começou após denúncias feitas sobre uma expansão de edificações não autorizadas em uma área de reflorestamento. Com apoio de policiais da UPP do São João, Matriz e Quieto, a prefeitura realizou uma vistoria nos últimos dias e constatou a invasão de oito estruturas que desmataram vegetação de Mata Atlântica. As construções estavam desocupadas.

"Continuaremos a agir com firmeza em defesa do meio ambiente e das vidas das pessoas. Estamos evitando tragédias. O vale-tudo em ocupações de encostas com florestas acabou", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

O Plano Diretor do Rio restringe a ocupação nessa área. Por ser um território de difícil acesso, com inclinação elevada, e dominada pelo tráfico de drogas, as casas vinham sendo erguidas aos poucos. As demolições foram feitas manualmente devido à impossibilidade de máquinas cumprirem o trajeto.

Essa é a terceira operação da prefeitura para demolir construções irregulares na região, na qual, em outubro de 2009, bandidos abateram um helicóptero da PM.

"Com a retirada das construções será possível fazer a recuperação ambiental da área. A ocupação era de altíssimo risco para as pessoas", reforçou o coordenador de Defesa Ambiental da prefeitura, José Maurício Padrone.