Enredo foi desenvolvido pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia LageFoto: Amanda Alves

Rio - Árvore milenar conhecida como a árvore da vida, o baobá é a fonte de inspiração da Portela para o Carnaval de 2022. Com o enredo "Igi Osè Baobá", assinado pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, a Águia vai levar à Marquês de Sapucaí uma caminhada histórica pelos frutos da África no Brasil, como o Maracatu, o Maculelê e muitos outros. 
Para a carnavalesca Márcia Lage, a árvore histórica tem uma ligação forte com a própria Portela. "O baobá é uma árvore que remete à ancestralidade de um povo, do povo africano de Angola. E a Portela nada mais é que uma escola ancestral, afinal de contas vai completar 100 anos em 2023. O enredo não foi pensado nesse sentido, mas é pertinente a uma escola com a estrada e o tempo de existência que a Portela tem", analisou Márcia, em entrevista ao O DIA.
Neste ano, a Portela irá mostrar toda a sacralidade do baobá, que representa um dos alicerces culturais africanos. Para os Iorubás, a árvore ancestral demonstra a existência entre o mundo material e imaterial. Já no Candomblé, o baobá é considerado a árvore da vida.
"A Portela vai vir de azul e branco, com predominância dos tons de azul, com uma esquentada dos tons terrosos, para remeter ao afro, mas a gente vem mantendo as cores do pavilhão. É um desfile afro em tons frios, o que é inédito para nós. Sempre fizemos afro em escolas que eram absurdamente quentes, como no Salgueiro, representado pela cor vermelha. Está sendo um exercício gostoso de trabalhar com a cor e conseguir um resultado, para nós, muito satisfatório", argumentou a carnavalesca, que já comandou a agremiação do Andaraí por 13 anos ao lado de Renato Lage.
Pelo segundo desfile no comando da Azul e Branca de Oswaldo Cruz, Márcia Lage acredita que a pandemia tornou o processo de criação do desfile mais desgastante. Nesse meio tempo, a incerteza do que iria acontecer em relação ao Carnaval carioca dificultou o processo. Apesar de todos os percalços, a carnavalesca garante que a Portela terá um grande desfile. 
"O Carnaval de 2020 era uma outra proposta, tinha um tempo exato pra acontecer. Esse é um enredo com uma magnitude maior, mas a gente está aqui há dois anos elaborando. O que não significa que a gente teve tempo de sobra não, mas são dois conceitos diferentes, de plasticidade, de tema e tudo mais. A diferença é essa, a temática e a linguagem que a gente está usando", comentou.
O samba-enredo "Igi Osè Baobá" é composto por Wanderley Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Bira, Edmar Jr, Paulo Borges & André do Posto 7 e interpretado por Gilsinho. A Portela é a segunda escola de samba a desfilar na Marquês de Sapucaí no sábado, 25 de abril.
O último título da agremiação de Oswaldo Cruz foi conquistado em 2017, com o enredo "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar?", de Paulo Barros. Na disputa passada, a Portela ficou de fora do desfile das Campeãs, após conquistar o sétimo lugar do Grupo Especial com o enredo "Guajupiá, Terra sem males", dirigido por Renato Lage e Márcia Lage.
Confira samba-enredo:
Confira a letra:
Prepara o terreiro, separa a mucua
Apaoká baixou no xirê
Em nosso celeiro a gente cultua
Do mesmo preceito e saber
Raiz imponente da “primeira semente”
Nós temos muito em comum
O elo sagrado de Ayê e Orun
Casa pra se respeitar: meu Baobá!

Obatalá colofé
Tem batucada no arê
Pra minha gente de fé ayeraye
Nessa mironga tem mão de ofá
Põe aluá no coité e dandá

Saluba, mamãe! fiz do meu samba curimba
Mata a minha sede de axé
Faz do meu igi osè, moringa
Quem tenta acorrentar um sentimento
“Esquece” que ser livre é fundamento
Matiz suburbano, herança de preto
Coragem no medo!
Meu povo é resistência
Feito um “nó na madeira” do cajado de Oxalá
Força africana vem nos orgulhar

Azul e “banto”, aguerê e alujá
Pra poeira levantar, de crioula é meu tambor
Iluayê na ginga do meu lugar
Portela é Baobá no gongá do meu amor
Ficha técnica:
Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela
Posição do desfile: oitava escola a desfilar
Dia e hora: sábado, 23h
Cores: Azul e branco
Presidente: Luis Carlos Magalhães
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
Rainha de Bateria: Bianca Monteiro
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marlon Lamare Lucinha Nobre
Intérpretes: Gilsinho
Composição: Wanderley Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Bira, Edmar Jr, Paulo Borges & André do Posto 7.