Passageiros dos trens vandalizaram e chegaram a atear fogo em parte das instalações da estação de Belford RoxoReprodução TV Globo

Rio - A SuperVia informou, na manhã desta segunda-feira, que suspendeu temporariamente a operação dos trens no ramal de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em função de ações de vandalismo. De acordo com a concessionária, por volta das 5h56, o primeiro trem do ramal com destino à Central do Brasil teve que retornar à estação devido ao acúmulo de lixo na linha férrea nas proximidades da estação Agostinho Porto. A empresa informou ao DIA que às 13h52 a circulação foi normalizada apenas para o desembarque.
Revoltados com a situação, alguns passageiros vandalizaram a estação e chegaram a atear fogo em parte das instalações, como os validadores. Os usuários estão sendo informados sobre a situação pelos canais de comunicação da SuperVia. A concessionária ainda lamentou que "atos de vandalismos como esses prejudiquem ainda mais os passageiros que precisam dos trens para seus deslocamentos diários".
Segundo a SuperVia, o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para as providências necessárias.
A circulação dos trens nos ramais Japeri e Santa Cruz foi normalizada às 7h. Mais cedo, em função de crimes contra a ferrovia nas proximidades da estação Madureira, os trens operaram com intervalos ampliados já que, por medida de segurança, alguns maquinistas precisavam aguardar ordem de circulação naquela região. O ramal Saracuruna também sofreu com atrasos, mas a operação foi restabelecida às 7h50. 
Em 2021, a SuperVia disse que recolheu 1.977 toneladas de lixo doméstico jogados no sistema ferroviário do Rio, o que soma um gasto de R$ 721 mil com a retirada desses resíduos, que não são relacionados à operação e manutenção dos trens. Com a ampliação das ocupações irregulares ao longo da via, volumes cada vez maiores de lixo têm sido depositados ao longo da linha do trem.