Rene Silva, fundador e editor-chefe da ONG Voz das Comunidades, comemora o recorde de doações alcançado em campanhaArquivo Pessoal
Ações de solidariedade vão levar chocolates às favelas do Rio
Na véspera do Domingo de Páscoa, crianças de pelo menos 15 comunidades das Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade vão receber a visita de voluntários
Rio -A solidariedade vai chegar em forma de chocolates em 15comunidades das Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade neste sábado (16), véspera do Domingo de Páscoa. Com a meta de entregar para crianças moradoras de favelas do Rio 20 mil chocolates, a 12°edição da ação #PAZcoaDasComunidades bateu o recorde de doações do ano anterior(10 mil). A ação contará com a ajuda de 80 voluntários, além de motoristas de 7vans, que sairão da Casa Voz junto com a equipe de Responsabilidade Social da ONG Voz das Comunidades.
“Com o preço da comida tão caro, muitas dessas crianças vão ter apenas esse chocolate para comer. Atualmente, uma caixa de bombom é absurdamente cara. A campanha não envolveu apenas os artistas e as empresas, muitas pessoas fizeram doações nos nossos pontos de arrecadação”, conta Rene Silva,f undador e editor-chefe da ONG Voz das Comunidades.
De acordo com Silva, através das redes sociais, uma campanha foi iniciada com o objetivo de arrecadar fundos para a compra dos doces. Ele lembra que famosos como Regina Casé, Fábio Porchat, Felipe Neto, André Trigueiro, Flávia Oliveiras, Preta Gil e Luciano Huck apadrinharam a ação. A rede de solidariedade também ganhou parcerias de empresas como Cacau Show, Lacta e ifood Brasil. Além dos complexos do Alemão e da Penha, ambos na Zona Norte, outras 13 comunidades foram incluídas nesta campanha, entre elas, o Morro do Dendê, na Ilha do Governador, e o Chapadão, em Guadalupe.
“Pra gente é uma emoção muito grande poder proporcionar para ainda mais crianças essa alegria de receber um chocolate na Páscoa! Nossa meta é entregar 20 mil chocolates, para que a gente possa contemplar o dobro de crianças, comparando como que conseguimos em 2021”, explica Silva.
A ação beneficente que alcançará cerca de 15 favelas do Rio tem três pontos de coleta: a Casa Voz (Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228. No Complexo do Alemão),na pizzaria e hamburgueria Brooklyn Burguer & Beer (Av. dos Democráticos,1267 - Higienópolis) e na Sociedade Hípica Brasileira (Av. Lineu de Paula Machado, 2448 - Lagoa). Os interessados ainda podem fazer suas doações nestes pontos.
Redes mobilizadas
Uma outra ação social que vai deixar mais doce a Páscoa de crianças carentes vai ocorrer também neste sábado no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. Vestido de coelho, o ex-morador de rua e escritor, Léo Motta, vai doar 50 caixas de bombons e brinquedos às crianças da comunidade. Também por meio de campanha nas redes sociais, além de doações de alguns coletivos, Motta conseguiu os chocolates, os brinquedos e até a doação da fantasia para um coelhão, de 1,88 metros.
Acostumado a promover ações voltadas aos moradores de rua, o escritor escolheu o Morro dos Macacos ao se lembrar de uma situação que ocorreu no local.
“Há um tempo, recebi o relato de uma família que mora lá com crianças e não tinha nada para comer. Na oportunidade, pudemos ajudar com uma cesta básica. Esse ano, resolvi focar nas crianças porque a prioridade é ter arroz e feijão em casa. Muitas vezes, nem gás eles têm. Essas crianças não teriam ali o chocolate”, conta Motta, que estará acompanhado da mulher e filha pequena durante a ação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.