Advogado de Gabriel Monteiro, Sandro de Figueiredo, deixa defesa do vereadorDivulgação

Rio -  Em entrevista a uma rede social, com duras críticas à imprensa, o advogado Sandro de Figueiredo, anunciou que está deixando de atuar na defesa do vereador e ex-policial militar, Gabriel Monteiro. A saída de Figueiredo do caso teria sido a pedido do próprio vereador. O advogado disse, porém, que continuará atuando como assessor parlamentar do político.
“O Gabriel Monteiro teve o cuidado e a hombridade para a minha pessoa. Ele conversou comigo e falou: ‘Doutor Sandro, para me atingir, a imprensa está te atacando e falando coisas do seu passado que eu sempre tive conhecimento. Então, meu amigo, para você não ser exposto e não fique à mercê de uma imprensa que traz um lado negativo que você foi julgado e absolvido em 2005, é melhor você sair’, explicou o advogado.
Conforme Figueiredo, ele está trabalhando para pedir direito de resposta à imprensa. O advogado foi expulso da Polícia Militar depois de ser acusado de ameaçar moradores da Taquara, na Zona Oeste, caso não pagassem uma "taxa de segurança" entre R$ 15 e R$ 30, em dezembro de 2006. Sandro faz a defesa do vereador em todos os processos que o político responde.
Assim como Monteiro, seu advogado fez parte da PM por anos, porém, teve um desfecho diferente do parlamentar. Na época da acusação, Figueiredo estava lotado no 22ºBPM(Maré). De acordo com a corporação, "o referido ex-militar foi licenciado a bem da disciplina". Sandro Figueiredo teria permanecido na corporação por seis anos e saiu ainda soldado.
“Estou deixando claro aqui que eu, doutor Sandro Figueiredo, não estou abandonando o caso Gabriel Monteiro, eu continuo sendo assessor parlamentar dele, mas como opção dele, para que me preservasse”, declarou o advogado durante a entrevista.
O advogado também se defendeu das denúncias de outros processos, como supostas investigações por estelionato e agressões: “Saiu na imprensa que estou sendo investigado por estelionato. Que bom que eu estou sendo investigado, mas até hoje eu não tomei ciência disso. Que investiguem e que essa investigação seja séria, para que possa alcançar a verdade, porque acusações qualquer um pode fazer, principalmente, de violência domestica”.
De acordo com Figueiredo, uma mulher fez dois registros de ocorrência contra ele. A mulher vem a ser mãe do filho dele. O advogado diz que, em um dos processos, já foi absolvido. Já o segundo processo, segundo ele, sequer teve audiência. “Não estou aqui dizendo que o sistema de protecionismo a favor das mulheres é ruim, não. Tem que existir. Muitas mulheres são agredidas, levadas a óbito por agressão dentro do relacionamento, mas é necessário se ter ampla defesa contraditória”, comentou.
Procurados, Figueiredo e o Gabriel Monteiro ainda não se manifestaram.