Que bom que podemos visitar a Cidade do Samba de novo, após um momento em que o Carnaval sofreu muito, disse PaesFabio Costa

Rio - A quatro dias para o início dos desfiles na Marquês de Sapucaí, o prefeito do Rio Eduardo Paes visitou os barracões das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, neste sábado (16). Por causa da pandemia de covid-19, a festa deste ano foi transferida para o feriado de Tiradentes, na próxima semana, apenas com apresentações no Sambódromo, na Intendente Magalhães e no Terreirão do Samba. Os festejos de Carnaval de rua foram cancelados.


Junto dos presidentes da RioTur, André Duarte, e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, Paes visitou 14 barracões, começando pela atual campeã, a Viradouro, seguindo pela União da Ilha; Paraíso do Tuiuti; Grande Rio; Vila Isabel; Portela; Estácio de Sá; Salgueiro; São Clemente; Mocidade Independente de Padre Miguel; Beija-Flor; Unidos da Tijuca; Mangueira e Imperatriz Leopoldinense.

“Que bom que podemos visitar a Cidade do Samba de novo, após um momento em que o Carnaval sofreu muito. Bom ver o Carnaval voltando firme, a partir da próxima quarta-feira, com o Grupo de Acesso e depois com o Grupo Especial. Está uma festa linda. Meu conselho para os brasileiros é: o Carnaval do Rio está imperdível, venham para a cidade celebrar”, disse Paes.

Neste ano serão seis dias de desfiles na Sapucaí. Na quarta (20) e na quinta-feira (21), ocorrem os desfiles da Série Ouro, organizados pela Liga Independente do Grupo A (Liga RJ). Já na sexta-feira (22) e no sábado (23), desfilam as escolas do Grupo Especial, da Liesa. No domingo (24), será a vez dos desfiles das crianças. A apuração será realizada na terça-feira (26), na Apoteose. No sábado (30), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.

"Estava com muita saudade, adoro Carnaval. É uma festa que representa muito do que somos como cidade e como país. O Carnaval mostra para o mundo um povo alegre, que não tem preconceito. É uma festa que marca muito pela diversidade, pela tolerância religiosa, várias escolas com enredos de matriz africana, o que é muito bom. Temos de ser tolerantes com quem pensa diferente, que tem outra fé", afirmou o prefeito do Rio.
A partir da terça-feira, o Centro do Rio terá um esquema especial de trânsito. O Centro de Operações irá monitorar toda a área no entorno da Marquês de Sapucaí pelas câmaras que estão distribuídas pela cidade. Assim, técnicos da CET-Rio poderão atuar no ajuste das programações dos semáforos. Tanto na Marquês de Sapucaí, quanto na Intendente Magalhães, serão exigidos o passaporte de vacinação.