Além da escolha dos artistas, a Comissão terá ainda que sugerir locais para a instalação das obras de arte na região central do Rio. A ideia é que as obras de arte fiquem expostas em locais públicos de grande circulação.Reprodução
Prefeitura do Rio cria comissão para escolher artistas renomados que farão obras de arte no Centro
Integrantes da Comissão terão no mínimo até 45 dias para apresentar ao município os nomes de três artistas consagrados
Rio - A Prefeitura do Rio criou, em decreto publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial, a Comissão Curatorial Especial para indicação de artistas nacionais ou estrangeiros, para comprar seus trabalhos para os espaços públicos do Rio. A comissão, em até 45 dias, dever prever a escolha do nome de três artistas consagrados pela crítica, estrangeiros ou nacionais, para obras de grande porte e, no mínimo, três nomes para obras de médio porte. Além disso, a comissão apontará diretrizes para a realização de um concurso nacional para jovens artistas.
Vinculada à Secretaria de Planejamento Urbano, a comissão, não remunerada, será composta pelo arquiteto e urbanista Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti; a cientista social, historiadora e curadora de arte Vanda Klabin; o documentarista Marcelo Maia Dantas; a curadora de arte Keyna Mendonça dos Santos Van de Beuque; o doutor em filosofia e crítico de arte Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida; e a curadora, e crítica de arte Luisa Magoulas de Castro Duarte.
Além da escolha dos artistas, a Comissão terá ainda que sugerir locais para a instalação das obras de arte na região central do Rio. A ideia é que as obras de arte fiquem expostas em locais públicos de grande circulação.
O decreto citou também que a pandemia da covid-19 teve grande impacto negativo na vida cultural das cidades, especialmente pela impossibilidade de uso do espaço público e que "o Rio se notabiliza historicamente pelo contato social em espaços abertos e pela criação de bens culturais associados à paisagem natural e urbana, e à celebração do convívio."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.