Os passarinhos eram vendidos por até R$ 1 milDivulgação

Rio – Sete criminosos foram presos e um total de 29 aves foram apreendidos nesta quarta-feira (4) em uma feira ilegal em Bangu, na Zona Oeste do Rio. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e contou com o apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O comércio irregular acontecia na Rua da Feira, em Bangu
Entre as aves, foram recolhidos biquinhos, coleiros, canários-belgas e trinca-ferros. Os passarinhos eram vendidos por até R$ 1 mil. Os comerciantes foram autuados por comércio ilegal de animais silvestres e podem pegar até um ano de prisão.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha, a apreensão de pássaros vendidos ilegalmente é mais uma ação de defesa da pasta.
"A população deve ficar atenta à compra de animais em feiras. Essa categoria de crime tem consequências ambientais e impacta o comércio regular de pássaros em lojas licenciadas", destacou Lucas.
Segundo o coordenador de Defesa Ambiental da Prefeitura do Rio, coronel José Maurício Padrone, a redução ou mesmo paralisação de captura de animais silvestres na natureza só ocorrerá quando houver conscientização e não existir mais compradores, para evitar um incentivo o tráfico.