Cais do Valongo sofre com alagamentoCleber Mendes / Agência O Dia
Prefeitura do Rio vai fazer estudo para tentar acabar com problemas de alagamento no Cais do Valongo
Vencedor do pregão vai elaborar um diagnóstico do sistema de rebaixamento de lençol freático instalado no monumento, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural em 2017
Rio - A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) autorizou, na quarta-feira (4), a abertura de um processo licitatório para a elaboração de estudo no sítio arqueológico do Cais do Valongo. O vencedor do pregão vai elaborar um diagnóstico do sistema de rebaixamento de lençol freático instalado no monumento, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural em 2017. O despacho do presidente da Cdurp foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (5).
A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor valor para o serviço.
A Cdurp informou que os estudos têm como objetivo dar um diagnóstico mais preciso da atuação do lençol freático no Cais do Valongo. Após esta avaliação das bombas que mantêm o local seco, a companhia que administra a Região Portuária decidirá sobre a necessidade de intervenção para otimizar o sistema.
Alagamentos são comuns no sítio arqueológico, o último deles aconteceu no dia 1 de abril, durante a greve dos garis na cidade, mas episódios semelhantes também ocorreram em abril de 2021 e julho de 2020.
Construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi totalmente aterrado durante as obras de modernização do prefeito Pereira Passos, em 1904. O local foi redescoberto em 2011, mais de cem anos depois, durante as escavações da revitalização da Região Portuária do Rio. O cais era o ponto de chegada de homens e mulheres vindos da África para serem escravizados no Brasil.
Em 2012, a Prefeitura do Rio de Janeiro acatou a sugestão das Organizações dos Movimentos Negros e transformou o espaço em monumento preservado e aberto à visitação pública. O Cais do Valongo integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.