Sérgio Cabral foi transferido de Bangu 1 para Quartel do Corpo de Bombeiros no Humaitá Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - A transferência do ex-governador Sérgio Cabral para o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, no Humaitá, Zona Sul do Rio, foi pedida pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro. Cabral deveria ter sido transferido para ao Grupamento Especial Prisional dos Bombeiros, em São Cristóvão, na Zona Norte, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio (TJ), o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Bruno Rulière, comunicou ao CBMERJ sobre a decisão do STJ para "imediato cumprimento". Ainda conforme o TJ, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro oficiou à VEP solicitando que o acautelamento de Cabral fosse na unidade do Humaitá.

“A transferência do preso para o 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), e não para o GRUPAMENTO ESPECIAL PRISIONAL DO CBMERJ (conforme determinado pelo STJ), foi uma decisão do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar”, informa nota do TJ.

De acordo com o RJTV, da TV Globo, Monteiro relatou em ofício ao juiz Ruliere uma série de problemas que dificultariam a prisão do ex-governador na unidade prisional de São Cristóvão. De acordo com o comandante, do Grupamento Especial Prisional fica próximo a áreas dominadas pelo tráfico de drogas e não possui condições físicas para o acautelamento. 
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu, na quinta-feira (5), determinação da Vara de Execuções Penais, sobre a decisão de habeas corpus para que Sérgio Cabral cumprisse, no âmbito do Grupamento Especial Prisional, medida cautelar de isolamento. "Neste sentido, o ex-governador foi acautelado no Sistema Prisional da corporação, em ambiente prisional localizado no 1º Grupamento de Bombeiro Militar – Humaitá", informou nota da corporação.

Em menos de uma semana, o ex-governador do Rio foi transferido de três prisões. A primeira transferência de Cabral e oficiais da PM ocorreu, na terça-feira (3), do Batalhão Especial Prisional (BEP), administrado pela Polícia Militar, para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, presídio de segurança máxima Bangu 1, conhecido como cofre. Já na noite desta quinta-feira (5), após dois dias em Bangu 1, ele foi levado para o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, no Humaitá, na Zona Sul do Rio.