Insentivo a atividade fisica, caminhada do Leme a Copacabana, neste Domingo (15).Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Em caminhada na Praia de Copacabana, na manhã deste domingo (15), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou campanha de estímulo à prática de atividades físicas. A ação, que leva o nome de Incentivo de Atividade Física (IAF), contará com investimento de cerca de R$ 100 milhões por parte do governo federal. O valor será destinado à contratação de profissionais de educação física, adequação de espaços para prática de atividade e compra de materiais.   
O evento começou às 8h e contou com um percurso que seguia pelo calçadão da Praia de Copacabana, da altura da Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, em direção Copacabana Pallace. 
"A atividade física é uma forma de promover a saúde, de reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares, o câncer. Promover uma diminuição de fraturas, as pessoas fortalecem a musculatura e o sistema osteoarticular fica menos vulnerável e é bastante custo efetivo. Não é nenhum tratamento caro, como o de um medicamento dito inovador produzido pela indústria que vai custar milhões de reais. É uma ação simples, com os profissionais de educação física orientando a prática correta de atividade física que vamos mudar indicadores de saúde", disse o ministro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é estimular a prática de atividade física entre a população, principalmente para pessoas com doenças como hipertensão e diabetes. A campanha deve contar com um investimento de quase R$ 100 milhões somente neste ano. O repasse será feito aos centros de saúde, unidades básicas, postos de saúde e unidades móveis fluviais para o fomento de ações de atividade física para a população. 
Entre as ações previstas, está a contratação de profissionais de educação física, a adequação dos ambientes já existentes para a prática de atividade física e compra de materiais. A ideia do Ministério da Saúde é que o IAF possa ampliar a capilaridade do sistema já existente, possibilitando o alcance de quase 2 mil município s e cerca de 5.600 cidades no país.
Desafio 12 Semanas
A ação deste domingo também promoveu uma nova funcionalidade da ferramenta "Peso Saudável", do aplicativo Conect SUS. Chamada de "Programa 12 semanas", a novidade oferece dicas de autocuidado, onde o usuário será estimulado a ter hábitos saudáveis. Para isso, a cada uma semana, o participante receberá orientações e desafios relacionados às duas temáticas (atividade física e alimentação saudável), sendo possível registrar os desafios já cumpridos e acompanhar o progresso.
Casos de hepatite aguda
O ministro também falou sobre o monitoramento de casos de hepatite aguda grave em crianças no país. Segundo Queiroga, não há nenhum diagnóstico positivo no país. "Todos esses casos nós monitoramos. Ainda não há nenhum caso confirmado. Há casos que estão monitorados. Vamos fazer bastante atividade física para não só resolver essas questão da covid-19, porque as pessoas tem a chamadas síndromes pós-covid e a prática da atividade física é importante", pontuou.

No último balanço divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, 44 casos da doença haviam sido notificados no país. Desse total, três foram descartados e os demais permanecem em acompanhamento. O Rio tem seis casos suspeitos, segundo a pasta. Até o último dia 29, a OMS já registrava mais de 200 casos confirmados da doença em 20 países.