Fabio Pavão e Junior Escafura compõem a chapa Portela VerdadeFoto: Divulgação / Portela

Rio - Integrantes da Portela lançaram, neste domingo, 15, a chapa de situação Portela Verdade 2022. Em um evento no Galpão de Alegorias das escolas da Intendente Magalhães, o presidente da chapa, Fábio Pavão, e o vice, Júnior Escafura, apresentaram para os torcedores a proposta para o próximo triênio. As eleições para a decisão dos próximos mandatários da escola de samba está marcada para o dia 29 de maio.
"Eu e o Júnior já ocupamos o cargo de diretor de carnaval da Portela. Nós sabemos o que é colocar um Carnaval na Avenida. Vamos fazer carnavais competitivos, que disputem o título. Este ano, nós conseguimos o apoio de várias empresas para a realização do nosso Carnaval. Para o ano que vem, sem a pandemia é impulsionado pelo centenário, pretendemos conseguir mais parceiros", afirmou Pavão, que continuou: 
"Sempre existem aspectos que precisam melhorar. A pandemia limitou nossos recursos e dificultou, por exemplo, a manutenção da quadra. A quadra é o bem mais importante da Portela. Nós precisamos do faturamento de ensaios e eventos para fecharmos as nossas contas".
A chapa Respeita Portela, de oposição, foi lançada no início do mês, no dia 4 de maio. O grupo, liderado pelo advogado Richard Rodrigues, traz o seu Noca como presidente de honra. Rodrigues é o ex-consultor jurídico da agremiação e propõe uma maior transparência às contas da escola. Caso ganhe a disputa, o advogado pretende criar um Portal da Transparência para disponibilizar aos sócios informações detalhadas das finanças da Portela. 
"Eu acredito que posso contribuir para a melhoria da instituição. Escola de samba não se resume a um desfile, mas a um conjunto de ações associadas às comunidades de seu entorno e à Velha Guarda, que são o nosso alicerce. Temos que dar vez e voz a essas pessoas. Eu não tenho interesse em fazer uma gestão centralizadora. Ou a gente avança neste terreno ou, no caso da Portela, permaneceremos neste lugar, sem disputar títulos. Não é normal uma escola não vencer sozinha há 52 anos. Desde 1970, com 'Lendas e mistérios da Amazônia', que a escola não ganha de verdade. Os títulos de 1980, 1984 e 2017 foram divididos com outra agremiação. Vamos democratizar a Portela, para voltarmos a ser Campeões", disse Richard.
As eleições do próximo triênio acontecem no momento em que a tradicional escola de samba carioca completa 100 anos. No Carnaval de 2023, a Portela vai levar para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao centenário da própria escola de samba.