Andrea Araújo pratica ciclismo na Barra da TijucaReginaldo Pimenta

Rio - Ainda falta mais de um mês para o inverno, que começa dia 21 de junho, mas o Rio de Janeiro já esfria. Os termômetros registraram a temperatura mais baixa do ano na manhã desta quarta-feira (18) no Alto da Boa Vista, onde a temperatura caiu à 13,2ºC, às 6h30. Segundo o Alerta Rio, a previsão é de o frio se intensifique durante a noite. A máxima prevista é de 22ºC.
Ao longo do dia, o tempo será influenciado por um deslocamento de um sistema de baixa pressão no oceano do Rio de Janeiro. O céu estará parcialmente nublado a claro e não há previsão de chuva.
Também há alerta para ventos fortes. Os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) a fortes (entre 52 km/h e 76 km/h), sendo mais intensos no período da noite.
No mar, o aviso é de ressaca pela Marinha. Ondas de até 3 metros podem atingir a orla da cidade das 9h desta quarta-feira (18) até as 9h de amanhã (19). A orientação é que os cariocas evitem banho de mar ou prática de esportes aquáticos no período. Em caso de afogamento, a Marinha recomenda que não se faça salvamentos, mas acione os Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
Na Barra da Tijuca, um surfista de bodyboard precisou ser resgatado por um salva-vidas. Ele não conseguia sair do mar, que estava muito mexido, no Quebra-mar da Barra. A população acionou os bombeiros e o subtenente Cleto realizou o resgate. O militar informou que já estava atento ao atleta, que é experiente. "Estava pegando onda desde às 7h. Ele achou que iria sair pelo canal, mas como a maré está vazando, ele não conseguiu. O resgate foi feito em um minuto, não houve perigo nenhum pro bodyboarder", contou.  
Um pescador que estava no píer tentou orientar o bodyboarder, que tentava sair entrando no canal, para que o surfista remasse em direção à praia da Joatinga, que teria uma corrente mais favorável.
O salva-vidas ressalta que o mar está perigoso nesta quarta-feira. "As correntes estão muito fortes. O banho para a população está perigoso. A minha função é de prevenção", alertou.
A especialista em inovação Bruna Sorbello,25, está no Rio a trabalho. Ela aproveitou a manhã ensolarada para tomar sol. "Tirar o mofo de São Paulo e dar uma desestressada", explicou. Ela foi ao Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, e conta que se surpreendeu com o frio. "Quando saí do saguão do hotel, parecia que tinham ligado o ar do lado de fora. O Rio dá uma enganada, o céu estava ensolarado", comparou. Ela, no entanto ficou surpresa que a cidade bateu o recorde de frio neste ano. "Nossa, esse é o recorde de frio aqui?", deu risada. Bruna contou que estava ventando bastante na orla e de que não se atreveu a mergulhar no mar mexido.
A auxiliar de escritório Angélica Vasconcelos, de 26 anos, retornou nesta quarta-feira (18) a praticar ciclismo. Ela é moradora do Recreio, de onde partiu às 7h30 rumo ao Quebra-mar da Barra. A manhã fria não incomodou a ciclista, pelo contrário. "No frio é muito mais agradável. Estava um dia lindo e com temperatura agradável". Ao chegar no píer, Angélica foi surpreendida pelo mar mexido. "Estava observando o mar e de repente fui pega por um jato d'água", comentou.
Andrea Araújo também  acordou cedo para fazer exercício. Ela saiu um pouco antes das 6h do Recreio. "Estava muito frio". Quando chegou na praia, o sol estava um pouco mais forte. "O pedal de hoje foi o tempo todo fresco. Estava com manga comprida e senti frio. Acho que vamos ter momentos piores nos próximos três meses", contou a ciclista.
Tempestade subtropical 'Yakecan'
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, emitiu uma nota no início da tarde desta quarta-feira, informando que reiterados alertas vêm sendo transmitidos acerca das condições meteorológicas adversas em decorrência da tempestade subtropical 'Yakecan'. A tempestade atingiu o Estado do Rio Grande do Sul entre segunda (16) e terça-feira (17), quando passou a se deslocar para Santa Catarina (SC), no Sul do país. O fenômeno fez com que nevasse nos dois estados e provocou intensa ventania. 
Yakecan, em tupi-guarani significa "o som do céu". A tempestade atingiu o litoral argentino e uruguaio. A expectativa é de que se desloque para o alto-mar a partir desta quarta-feira.
Nas próximas 48 horas, a previsão para o Estado do Rio é de ventos muito fortes e mar muito grosso (classificação usada para quando as ondas estão entre 4 e 6 metros) nas áreas marítimas adjacentes às costas das regiões Sul e Sudeste.
"Recomenda-se que todas as plataformas, terminais, clubes marítimos, colônias de pesca, marinas, instalações de apoio marítimo e entidades da comunidade marítima em geral reforcem as suas medidas de segurança e estejam em condições de acionar os seus respectivos planos de contingência ou de emergência", diz a nota. 
Embarcações grandes devem avaliar a necessidade de navegar nas áreas afetadas, e pequenas embarcações não devem navegar.
Para a quinta-feira (19), a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva fraca à noite. O vento estará entre forte e muito forte em Sudoeste e a mínima será de 11ºC. Na sexta, pode chover a qualquer momento e a mínima será de 13ºC. Também está previsto que haja ventania. Para o sábado, a previsão é de chuva fraca e isolada entre a madrugada e amanhã. O vento ficará entre fraco e moderado, de Sudoeste, e a mínima se mantém em 13ºC. Para o domingo a previsão do Alerta Rio é de tempo firme com máxima de 25°C  e mínima de 13°C.
*Com Reginaldo Pimenta