Deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB)Divulgação/Alerj

Rio - Os ataques verbais envolvendo o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), durante uma sessão plenária na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foram levados ao Conselho de Ética. Na tarde desta quinta-feira (19), os deputados estaduais do PSB, Carlos Minc e Waldeck Carneiro, e o PSOL protocolaram uma denúncia no Conselho da Alerj contra o deputado bolsonarista. Na denúncia, foram citadas ofensas transfóbicas, gordofóbicas e injúria, cometidos na mesma sessão. Os ataques foram registradas em vídeo e divulgados nas redes sociais.
Um dos trechos da denúncia cita o momento em que Rodrigo indaga a deputada estadual Renata Souza (PSOL) sobre quanto ela teria lucrado ao repassar informações sobre a vida da vereadora assassinada em 2018. Em um outro momento, o bolsonarista chama a vereadora Benny Briolly de "belzebú", "aberração" e se dirige a ela no masculino, dizendo: "Ela faz referência a um vereador homem pois nasceu com pênis e testículos, portanto é homem…O vereador homem de Niterói parece um Belzebu porque é uma aberração da Natureza".
O deputado Rodrigo Amorim também protocolou uma denúncia contra Renata Souza por usar o termo "babaca" para se referir a ele durante a sessão. Na denúncia, o parlamentar cita também "gestos jocosos" feitos por Renata.
A Corregedoria da Alerj também se manifestou nesta quinta-feira sobre o ocorrido durante a sessão. O corregedor, deputado Noel de Carvalho (Solidariedade), informou que está analisando os vídeos. Ele também disse "repudiar veementemente qualquer tipo de discriminação, assim como lamenta os excessos que ocorreram nas falas dos deputados no plenário da Alerj, que é a casa das pessoas". Para Noel, o trabalho dos parlamentares é defender os interesses do povo do estado do Rio de Janeiro.