120 homens da Civil realizam operação em Realengo para desarticular facção criminosaReginaldo Pimenta /Agência O Dia

Rio - Nove escolas municipais e a Clínica da Família Padre John Cribbin tiveram o funcionamento interrompido na manhã desta terça-feira (24), em Realengo, na Zona Oeste do Rio, por conta da Operação Jardim Suspenso, que ocorre nas comunidades Jardim Novo, Nogueira e Light.

A ação é realizada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O objetivo é cumprir 20 mandados de prisão pelo crime de associação para o tráfico de drogas.


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as unidades escolares estão prestando atendimento remoto aos alunos. A medida segue o protocolo do Programa Acesso Mais Seguro, que tem como objetivo diminuir os riscos para professores, alunos e funcionários sempre que há uma situação de risco.

Até o momento, segundo a Secretaria de Estado de Educação, somente as unidades da rede estadual, localizadas nas proximidades de Realengo, estão funcionando normalmente. Além das escolas, a Clínica da Família Padre John Cribbin também interrompeu os atendimentos nesta manhã.

A Polícia Militar informou cerca de 120 agentes participam da Operação Jardim Suspenso. As investigações tiveram início em 2021 e duraram cerca de seis meses. Entre os alvos estão o traficante que seria o líder do tráfico da Nogueira, conhecido como Da Macaca, além de soldados do tráfico de drogas e mototaxistas que, segundo as investigações, atuavam como "olheiros", avisando os comparsas em grupos de sobre a movimentação de policiais e quadrilhas rivais.